O seminário foi dedicado à inclusão, refletindo o compromisso da Semec em promover uma educação que respeita a diversidade. A secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, afirmou que o diálogo possibilita avançar cada vez mais a inclusão na rede de ensino. Atualmente, a rede aumentou em 50% o atendimento de estudantes com alguma deficiência, o que mostra a confiança dos pais na rede municipal de educação de Belém para oferecer uma educação pública de qualidade e de forma inclusiva.
O seminário promoveu o fortalecimento do processo de inclusão na rede municipal através das mais diversas experiências que acontecem por meio dos programas e projetos aplicados pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) Gabriel Lima Mendes, além das parcerias com entidades e universidades. Tatiana Maia, coordenadora do Crie, destacou a importância dessas iniciativas.
O evento não se limitou a apresentações formais. Foram organizados grupos de discussão de temas como Inclusão na prática escolar, mesa com Universidade Federal do Pará (Ufpa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade Estadual do Pará (Uepa) para socialização das ações de inclusão para estudantes no ensino superior, focando em pontos estratégicos que a educação básica pode fortalecer, como inclusão e formação Permanente do Educador, Educação Especial e Educação Inclusiva.
Gisele Costa, mãe de Giuliana Fernandes, que teve a oportunidade de ser atendida pela equipe do Crie por dois anos, falou sobre a importância do espaço para compreender e conhecer as diversas deficiências e expor nossas experiências para melhorar os atendimentos na educação inclusiva. Roberto Costa, professor da escola municipal Remigio Fernandez, destacou que a educação inclusiva é transversal e perpassa por todas as modalidades de ensino.
Durante o evento, foi entregue à secretária de Educação de Belém o projeto de escola bilíngue para surdos, que tem como objetivo ter um Polo de Educação Bilíngue como dispositivo de oferta da estrutura necessária para a efetivação da modalidade de Educação Bilíngue de Surdos para os estudantes surdos e para os estudantes surdos com deficiência matriculados na Rede Municipal de Ensino de Belém-PA, em conformidade com a Lei Nº 14.191, de 3 de Agosto de 2021.
Este seminário marca um passo importante na jornada para uma educação mais inclusiva na Amazônia, demonstrando o compromisso da Semec e da comunidade escolar em geral em promover uma educação que respeita e celebra a diversidade.
Imagine uma ave tão poderosa que suas garras superam as de um urso em tamanho…
Você passa meia hora esfregando seu cachorro com shampoo cheiroso, enxagua, seca, e ele sai…
Você já ouviu o coaxar grave do sapo-cururu à noite e se perguntou qual é…
Imagine tomar um chá feito com raízes da floresta que alivia suas dores ou um…
Imagine viajar pelo coração da Amazônia, descobrindo histórias de garimpos lendários, rios majestosos e comunidades…
As mudanças climáticas estão alterando a disponibilidade hídrica — em todo o mundo, e bem…
This website uses cookies.