A Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Belém, na Amazônia, realizou recentemente o I Seminário de Experiências Inclusivas, um marco na busca por fortalecer práticas inclusivas na educação e promover o intercâmbio de conhecimentos. O evento, parte do XX Diálogos de Saberes, reuniu educadores e a comunidade escolar para compartilhar ideias, experiências e estratégias que visam a construir um ambiente educacional mais acessível e inclusivo.

Um Compromisso com a Inclusão

O seminário foi dedicado à inclusão, refletindo o compromisso da Semec em promover uma educação que respeita a diversidade. A secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, afirmou que o diálogo possibilita avançar cada vez mais a inclusão na rede de ensino. Atualmente, a rede aumentou em 50% o atendimento de estudantes com alguma deficiência, o que mostra a confiança dos pais na rede municipal de educação de Belém para oferecer uma educação pública de qualidade e de forma inclusiva.

Experiências Inspiradoras na Amazônia

O seminário promoveu o fortalecimento do processo de inclusão na rede municipal através das mais diversas experiências que acontecem por meio dos programas e projetos aplicados pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) Gabriel Lima Mendes, além das parcerias com entidades e universidades. Tatiana Maia, coordenadora do Crie, destacou a importância dessas iniciativas.

Participação Ativa e Engajamento Comunitário

O evento não se limitou a apresentações formais. Foram organizados grupos de discussão de temas como Inclusão na prática escolar, mesa com Universidade Federal do Pará (Ufpa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade Estadual do Pará (Uepa) para socialização das ações de inclusão para estudantes no ensino superior, focando em pontos estratégicos que a educação básica pode fortalecer, como inclusão e formação Permanente do Educador, Educação Especial e Educação Inclusiva.

A Voz dos Pais e Professores

Gisele Costa, mãe de Giuliana Fernandes, que teve a oportunidade de ser atendida pela equipe do Crie por dois anos, falou sobre a importância do espaço para compreender e conhecer as diversas deficiências e expor nossas experiências para melhorar os atendimentos na educação inclusiva. Roberto Costa, professor da escola municipal Remigio Fernandez, destacou que a educação inclusiva é transversal e perpassa por todas as modalidades de ensino.

Compromisso com a Educação Bilíngue para Surdos

Durante o evento, foi entregue à secretária de Educação de Belém o projeto de escola bilíngue para surdos, que tem como objetivo ter um Polo de Educação Bilíngue como dispositivo de oferta da estrutura necessária para a efetivação da modalidade de Educação Bilíngue de Surdos para os estudantes surdos e para os estudantes surdos com deficiência matriculados na Rede Municipal de Ensino de Belém-PA, em conformidade com a Lei Nº 14.191, de 3 de Agosto de 2021.

Este seminário marca um passo importante na jornada para uma educação mais inclusiva na Amazônia, demonstrando o compromisso da Semec e da comunidade escolar em geral em promover uma educação que respeita e celebra a diversidade.