Meio Ambiente

Japão contribui para o Fundo Amazônia através do BNDES

 

Na terça-feira (27), o Japão confirmou uma doação de 411 milhões de ienes (aproximadamente R$ 14 milhões) para o Fundo Amazônia, a maior iniciativa global de redução de emissões de desmatamento e degradação florestal (REDD+).

Publicidade

A formalização do contrato ocorreu na sede do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em Brasília, com a assinatura da Embaixada do Japão e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que administra o Fundo.

Desde o início do governo atual, em 2023, oito países, incluindo parceiros atuais e novos, expressaram a intenção de contribuir para o Fundo Amazônia, somando um total de R$ 3,9 bilhões.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura a ministra Marina Silva, o embaixador do Japão, Teiji Hayashi, o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa, e o secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador Eduardo Saboia.

A ministra Marina Silva destacou que a doação é apenas o começo de futuras colaborações entre o Japão e o Brasil. O embaixador Hayashi afirmou que a transferência dos recursos será concluída até março e ressaltou o interesse do Japão em intensificar a cooperação com o Brasil em questões ambientais e climáticas.

Nelson Barbosa salientou que, com essa contribuição, o Japão se torna o primeiro país asiático a apoiar o Fundo, fortalecendo a parceria histórica entre os dois países. Atualmente, Noruega, Alemanha, Reino Unido, Suíça e Estados Unidos compõem o grupo de doadores internacionais.

O Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES em coordenação com o MMA, apoia projetos que estão em conformidade com o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), lançado em junho de 2023.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Quais os impactos de dormir por uma semana? O que acontece com nosso corpo?

Dormir é uma necessidade vital para o organismo, mas você já imaginou o que aconteceria…

2 horas ago

Armaduras “Líquidas” Inspiradas em Polvos Revolucionam Proteção Pessoal

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um material revolucionário que promete transformar…

4 horas ago

Petrobras afirma ter cumprido todas as exigências do Ibama para exploração na Margem Equatorial

  Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado na Federação das Indústrias do Estado do…

6 horas ago

Hortelã: cultivo saudável, erros comuns e como fazer mudas facilmente

A hortelã é uma das ervas mais versáteis e fáceis de cultivar, seja em jardins,…

7 horas ago

Computação Quântica Desvenda Mistério de Meio Século em Química

Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…

22 horas ago

Comércio global de vida selvagem

Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…

22 horas ago

This website uses cookies.