Livro reúne informações sobre polinizadores da América do Sul

Já está disponível para download gratuito o livro Ciência cidadã e polinizadores da América do Sul, organizado pelos professores Natalia Pirani Ghilardi-Lopes, da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Eduardo Zattara, da Universidad Nacional del Comahue (Argentina).

A obra está vinculada a um Projeto Temático financiado pela FAPESP e coordenado pelo professor Antônio Mauro Saraiva, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

“O Projeto Temático foi fundamental para a realização do livro, ao possibilitar a interação entre os organizadores e os 60 autores dos capítulos, sendo 52 cientistas acadêmicos e oito cientistas cidadãos, uma colaboração internacional entre Argentina, Brasil, Chile e Reino Unido”, conta Ghilardi-Lopes para a Agência FAPESP.

Os capítulos apresentam conhecimentos científicos e tradicionais sobre polinizadores e experiências exitosas de projetos de ciência cidadã conduzidas na América do Sul com foco nessa biodiversidade. Também trazem informações básicas e relevantes sobre a diversidade dos principais grupos taxonômicos de polinizadores e aspectos ecológicos, como suas relações com as plantas.

A obra está dividida em três seções. Na primeira é tratado o conceito de serviço ecossistêmico, formas de se trabalhar os ambientes urbanos para que sejam mais amigáveis aos polinizadores e a presença de espécies que não são naturais dos países sul-americanos e os problemas ecológicos que elas podem acarretar.

“Na segunda seção, são apresentados os grupos principais de organismos polinizadores que existem na América do Sul e as características que podemos utilizar para reconhecer esses grupos. Na terceira e última seção, o leitor poderá entender melhor como fazer para tornar-se um cientista cidadão ou uma cientista cidadã e são dados exemplos de projetos atualmente em andamento e com os quais se pode colaborar”, complementa a professora.

O e-book é destinado ao público geral e está disponível gratuitamente em português e espanhol nos formatos PDF, ePUB e ISSUU.