Geral

Lula discute a descarbonização da mobilidade com membros do MBCB

 

Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com o vice-presidente Geraldo Alckmin e o Ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa, se encontrou com membros do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil. Esta coalizão reúne diversos setores, incluindo bioenergia, autopeças, montadoras, entidades de tecnologia e engenharia, pós-venda e sindicatos de trabalhadores, para discutir a mobilidade sustentável no Brasil.

Publicidade

O grupo reconhece o grande potencial do Brasil para liderar a transição energética global e seus impactos na mobilidade. Eles também elogiaram os recentes progressos feitos pelo governo e pelo Congresso Nacional, como a aprovação do Programa Combustível do Futuro pela Câmara dos Deputados.

A colaboração entre o governo, o Congresso Nacional e o setor privado tem sido crucial para reconhecer a história de sucesso dos biocombustíveis, como o etanol, no Brasil e seu potencial futuro com novas tecnologias, como veículos híbridos e elétricos, biometano e hidrogênio de baixo carbono. Isso foi evidenciado pelo lançamento da Aliança Global de Biocombustíveis, em parceria com a Índia, os Estados Unidos e outros 16 países, a criação do Programa Mobilidade Verde – MOVER e as iniciativas no âmbito do G20, sob a presidência brasileira em 2024.

Os participantes enfatizaram a importância de adotar todas as rotas tecnológicas de baixo carbono disponíveis, sem discriminar ou privilegiar tecnologias específicas, para uma mobilidade sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Na próxima terça-feira (19), o MBCBrasil apresentará o estudo inédito ‘Trajetórias Tecnológicas mais Eficientes para a Descarbonização da Mobilidade’, elaborado pela LCA Consultoria e MTempo Capital, que aborda os impactos socioeconômicos da transição energética dos transportes no Brasil. O estudo será apresentado no seminário Descarbonização – Os Caminhos para a Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil, realizado em parceria com a Esfera Brasil.

O evento será transmitido ao vivo para todo o Brasil através de um Link fornecido.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Seriemas têm 3 hábitos pouco conhecidos apesar do canto alto

É difícil ignorar o canto estridente de uma seriema ao longe — ele ecoa como…

10 horas ago

Anu-preto desafia a lógica com 1 único ninho dividido por todo o grupo

Quem vê um bando de anu-pretos empoleirado em fios ou cercas, trocando chamados estridentes e…

10 horas ago

Pesquisa arqueológica de práticas indígenas na fertilização da Amazônia é premiada nos EUA

Um estudo inovador realizado pela arqueóloga Daiana Travassos Alves, professora da Universidade Federal do Pará…

1 dia ago

Degradação da Amazônia avança enquanto desmatamento recua

O crescimento acelerado da degradação da Amazônia, impulsionado principalmente por incêndios florestais, contrasta com a…

2 dias ago

Pesquisa analisa a bioeconomia na Amazônia envolta de caminhos e desafios

A expectativa para a realização da COP30, que acontecerá em novembro de 2025 em Belém,…

2 dias ago

Por que o bicho-preguiça só desce da árvore uma vez por semana

O bicho-preguiça é um dos animais mais curiosos da fauna sul-americana. Com movimentos lentos, olhar…

2 dias ago