Tecnologia

Novo Instituto de Ciência e Tecnologia visa sintetizar informações da biodiversidade amazônica

 

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Síntese da Biodiversidade Amazônica (INCT SinBiAm), sediado na Universidade Federal do Pará (UFPA), tem como missão integrar dados em larga escala, aprimorar a capacidade de síntese e comunicar os resultados para apoiar políticas públicas voltadas para a conservação e o manejo da biodiversidade amazônica.

Publicidade

Lançado oficialmente em 11 de dezembro de 2023, em Belém, o INCT SinBiAm reúne pesquisadores de várias instituições da região que já possuem um conhecimento acumulado da biodiversidade amazônica. Agora, esses pesquisadores terão a oportunidade de integrar esses conhecimentos e dar novos passos no mapeamento dessa riqueza natural.

O INCT SinBiAm é construído com base em uma rede colaborativa e esforços de pesquisa desenvolvidos pelo Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Inspirado na estrutura do SinBiose, o INCT SinBiAm organizou diferentes grupos de trabalho focados em pesquisas de síntese, com foco na biodiversidade e na integração Ciência-Sociedade, no contexto do bioma Amazônia.

Atualmente, a rede reúne 57 membros pertencentes a 32 instituições de pesquisa nacionais e internacionais, 15 delas localizadas na Amazônia. A coordenação é do professor da UFPA Leandro Juen, com cocoordenação dos professores Juliana Schietti e Fabrício Baccaro, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e Filipe França, da Universidade de Bristol.

O INCT SinBiAm vai desenvolver estratégias para a compilação, o armazenamento, a integração e a gestão de diferentes conjuntos de dados. A distribuição do conhecimento da biodiversidade amazônica é extremamente desigual e muito concentrada nos grandes centros, Manaus e Belém, onde estão a maior parte dos pesquisadores. Por isso, um dos principais objetivos do INCT é organizar, sistematizar e integrar esses dados.

Além da sede, em Belém, a UFPA é destaque com a participação de outros quatro campi: Altamira, Marajó, Soure e Bragança. O objetivo é, ao trabalhar em rede, conseguir uma melhor compreensão e conhecimento da biodiversidade existente, o que determina esse padrão de biodiversidade, e principalmente analisar e encontrar respostas para os efeitos das alterações antrópicas e das mudanças climáticas, uma realidade cada vez mais constante no nosso dia a dia.

O INCT SinBiAm vai produzir ciência de ponta, mas também será pautado por questões da sociedade. Além dos cientistas, o instituto pretende ouvir diferentes segmentos da sociedade, com o intuito de fazer uma ciência que vai informar os tomadores de decisão e a sociedade.

A inclusão de povos indígenas e a valorização de seus conhecimentos ancestrais são aspectos fundamentais do trabalho do INCT SinBiAm. Lideranças jovens de povos indígenas, Amanda Kumaruara (Pará) e Yuri Kuikuro (Mato Grosso), chamaram a atenção para as barreiras da linguagem e a importância de conciliar diferentes culturas e povos em prol de uma mesma causa.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Petrobras afirma ter cumprido todas as exigências do Ibama para exploração na Margem Equatorial

  Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado na Federação das Indústrias do Estado do…

2 horas ago

Hortelã: cultivo saudável, erros comuns e como fazer mudas facilmente

A hortelã é uma das ervas mais versáteis e fáceis de cultivar, seja em jardins,…

3 horas ago

Computação Quântica Desvenda Mistério de Meio Século em Química

Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…

18 horas ago

Comércio global de vida selvagem

Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…

18 horas ago

Cientistas Removem Doença Hereditária de Embrião Humano

Em um avanço científico sem precedentes, pesquisadores da Universidade de Sun Yat-sen realizaram com sucesso…

19 horas ago

A maneira certa de limpar as folhas do lírio da paz e estimular o crescimento

O lírio da paz é uma planta elegante e fácil de cuidar, mas para mantê-lo…

19 horas ago

This website uses cookies.