O Papel das Cidades na Luta Contra as Mudanças Climáticas

As questões climáticas são um tema de debate complexo e multifacetado que se torna cada vez mais relevante a cada edição da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas. A proteção das florestas, o cuidado com as fontes hídricas, a atenção à biodiversidade e aos povos indígenas são todos elementos cruciais dessas discussões. No entanto, um elemento que tem ganhado cada vez mais destaque é o papel das cidades e centros urbanos neste contexto.

Justiça Climática e Justiça Urbana

O ministro das Cidades, Jader Filho, representou o Governo Federal na segunda Reunião Ministerial sobre Urbanização e Mudanças Climáticas, realizada durante a COP 28 em Dubai, nos Emirados Árabes. Durante sua participação, o ministro enfatizou a importância da justiça urbana no contexto da justiça climática. Segundo ele, as pessoas que vivem nas cidades desejam ter acesso a bons empregos, saúde e educação de qualidade, além de viver em cidades bem cuidadas. Para isso, é fundamental que a temática urbana seja central nas discussões climáticas.

A Participação Brasileira na COP 28

A reunião contou com a participação do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que será o anfitrião da COP 30 em 2025. A reunião reuniu mais de mil participantes, incluindo mais de 40 autoridades ministeriais de diversos países, representantes de governos locais e autoridades municipais, organizações multilaterais, nacionais e subnacionais, bancos de desenvolvimento, setor privado e organizações da sociedade civil.

Publicidade

Durante a COP 28, foi lançada a Coalizão de Parcerias para uma Alta Ambição Multinível (CHAMP), um compromisso assinado por governos de 64 nações, incluindo o Brasil. O objetivo da CHAMP é melhorar a consulta e colaboração com líderes locais e regionais no planejamento, financiamento, implementação e monitoramento de futuras Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs).

A Preparação para a COP 30

O prefeito de Belém destacou o papel que a capital paraense terá nos próximos anos em sua preparação para sediar a COP 30. Segundo ele, a COP 30 será a COP da Amazônia, mas, sobretudo, da Amazônia Urbana. Ele ressaltou a importância de colocar as cidades do rio e da floresta no centro da discussão sobre as mudanças climáticas.

A Reunião Ministerial sobre Urbanização e Mudanças Climáticas da COP 28 resultou na Declaração de Resultados Sobre Urbanização e Mudanças Climáticas. O documento destaca que a Conferência em Dubai avançou na ação climática colaborativa de forma inclusiva e ambiciosa. Isso reforça a importância do papel das cidades e centros urbanos nas discussões sobre mudanças climáticas e a necessidade de uma abordagem mais integrada e inclusiva para enfrentar esses desafios.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Computação Quântica Desvenda Mistério de Meio Século em Química

Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…

8 horas ago

Comércio global de vida selvagem

Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…

8 horas ago

Cientistas Removem Doença Hereditária de Embrião Humano

Em um avanço científico sem precedentes, pesquisadores da Universidade de Sun Yat-sen realizaram com sucesso…

8 horas ago

A maneira certa de limpar as folhas do lírio da paz e estimular o crescimento

O lírio da paz é uma planta elegante e fácil de cuidar, mas para mantê-lo…

9 horas ago

Lixeira da cozinha: 7 truques para evitar o mau cheiro

A lixeira da cozinha pode se tornar uma grande fonte de odores desagradáveis se não…

9 horas ago

Nas partes mais intocadas e imaculadas da Amazônia, os pássaros estão morrendo

Algo estava acontecendo com os pássaros em Tiputini. O centro de pesquisa de biodiversidade, enterrado…

10 horas ago

This website uses cookies.