Uma Reunião Histórica
A ministra Sonia Guajajara, que assumiu a chefia da delegação brasileira na COP 28 há três dias, também participou da reunião. Ela conseguiu ampliar o espaço dos povos indígenas nos debates sobre a incidência das políticas climáticas globais junto aos negociadores do Brasil que tratam diretamente dessas questões no fórum multilateral.
A Marcha dos Indígenas
A programação do dia começou com uma marcha dos indígenas brasileiros.
O negociador-chefe do Brasil na COP 28 e secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, embaixador André Corrêa do Lago; e com a secretária Nacional de Mudança do Clima do MMA, Ana Toni.
O Protagonismo dos Povos Indígenas
Em sua intervenção, a ministra falou sobre a importância de se compreender e reconhecer o protagonismo dos povos e dos territórios indígenas no processo de combate às mudanças climáticas. Ela destacou que estava assumindo, junto com os negociadores do governo brasileiro, a missão de tratar “dos temas globais pela vida do nosso planeta e pela vida da humanidade”.
A Maior Delegação Indígena da História
A ministra destacou que a presença de mais de 300 indígenas de vários países na COP 28 representava a maior delegação indígena de todos os tempos na história da COP. “Gente, isso é conquista. Nós temos que celebrar isso!”, saudou a ministra.
A Bancada pelo Planeta
No evento de lançamento nacional da bancada pelo Planeta, a ministra se reuniu com as deputadas federais Benedita da Silva (PT-RJ), Duda Salabert (PDT-MG), Dilvanda Faro (PT-PA), e Célia Xakriabá (PSOL-MG), responsável pela iniciativa de convocar parlamentares de todo o mundo para o engajamento no combate às mudanças climáticas.
A reunião inédita entre os negociadores do governo brasileiro na COP 28 e representantes dos povos indígenas marca um momento histórico na luta contra as mudanças climáticas.
A presença e o protagonismo dos povos indígenas nos debates globais sobre políticas climáticas são fundamentais para a busca de soluções efetivas e sustentáveis para o combate às mudanças climáticas.