Geral

Presidente da Embratur discute com a Amazon fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com a gerente sênior da Amazon Studios na América Latina, Joana Almeida e Sousa, a fim de discutir o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil. Os dois também falaram sobre a importância da criação de uma Film Comission Federal e de mecanismos para atrair produções que promovam os destinos e as experiências turísticas do país.

Film commissions são estruturas que têm como objetivo promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens. Também contribuem para fortalecer a sinergia entre o trade turístico e o setor audiovisual, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer, por exemplo, cenários e paisagens. O encontro aconteceu na sede da Embratur, em Brasília, na tarde desta terça-feira (12).

Publicidade

Outros temas debatidos foram a importância de o Brasil ter mais film comissions estaduais – eles lembraram os exemplos de lugares que conseguiram maior projeção internacional a partir do audiovisual, com a implantação dessas organizações –, a criação de fundos para apoiar e as formas de atrair produções, por exemplo. Entre os países citados como bons exemplos nessa estratégia estão a Espanha e a Coreia do Sul.

Freixo destacou que tanto o audiovisual quanto o turismo são setores importantes para a economia brasileira. “O turismo no Brasil responde a 8% do PIB. Então, somos um país que tem um turismo muito forte. E nós temos um audiovisual muito forte também. O que precisamos fazer é promover esse encontro entre esses dois setores”, afirmou o presidente da Embratur.

Experiência internacional
Freixo tem participado de uma série de reuniões com órgãos do governo, entidades e com representantes de outros países para fomentar o debate sobre o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil. Em janeiro, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, o presidente da Embratur se reuniu com o presidente da Film Commission da Espanha, Carlos Cobián, e o diretor geral do órgão, Paulino Cuevas, para discutir a possibilidade de consultoria do país europeu para ajudar o Brasil na criação de uma Film Comission nacional.

A intenção é que, com a experiência de sucesso da Film Commission da Espanha, a Embratur traga para o Brasil a expertise para criar um órgão correlato e apoiar os estados na captação de filmes que tenham potencial de induzir o turismo internacional no país. Nesse caso, a comissão espanhola atuará como consultora para ajudar a Agência a estruturar o órgão, que trará as produções internacionais com apoio logístico e estímulo fiscal aos realizadores.

Em outra reunião, em novembro, Freixo esteve com o embaixador da Coreia do Sul, Lim Ki-mo, para debater o tema. Em 2019, 86,8% dos turistas internacionais que visitaram a Coreia do Sul escolheram o destino por conta da popularização do estilo musical k-pop. A expressão artística coreana que ganhou o mundo também tem uma associação muito forte com o audiovisual. O dado é da Organização de Turismo da Coreia do Sul.

A chamada onda coreana, ou Hallyu wave, virou uma política de estado que inclui a promoção do turismo, a projeção do país no exterior e a exportação de bens e serviços da indústria criativa.

Ações nacionais
Um mês antes, em outubro, a Embratur passou a integrar, oficialmente, o Conselho Superior de Cinema. A diretora de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Agência, Jaqueline Gil, participou da posse dos novos membros do conselho, representando Freixo. Com paridade de gênero, 24 conselheiros têm a atribuição de auxiliar na definição da Política Nacional do Cinema e aprovar as diretrizes para o desenvolvimento do setor pelos próximos quatro anos.

Ainda em outubro, o presidente da Embratur se reuniu com o presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, para conversar sobre o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil. Entre os temas, estavam o fortalecimento das film commissions locais e a criação de uma estrutura semelhante nacional. Freixo destacou, durante o encontro, a importância de aproximar o audiovisual do setor do turismo. “É um encontro que ajuda a promover o Brasil de diversas formas. A Espanha, a Coreia do Sul e Portugal são alguns dos países que têm trabalhado com essa estratégia, e atingido bons resultados”, destacou.

No mesmo mês, em outro encontro, dessa vez com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, a criação de um fundo para financiar produções também esteve na pauta. Tarciana destacou, à época, que a Asset, empresa da instituição que faz gestão de fundos, apoia projetos cinematográficos do país e poderia ser um ator importante nessa estratégia.

Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Armaduras “Líquidas” Inspiradas em Polvos Revolucionam Proteção Pessoal

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um material revolucionário que promete transformar…

1 hora ago

Petrobras afirma ter cumprido todas as exigências do Ibama para exploração na Margem Equatorial

  Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado na Federação das Indústrias do Estado do…

4 horas ago

Hortelã: cultivo saudável, erros comuns e como fazer mudas facilmente

A hortelã é uma das ervas mais versáteis e fáceis de cultivar, seja em jardins,…

5 horas ago

Computação Quântica Desvenda Mistério de Meio Século em Química

Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…

20 horas ago

Comércio global de vida selvagem

Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…

20 horas ago

Cientistas Removem Doença Hereditária de Embrião Humano

Em um avanço científico sem precedentes, pesquisadores da Universidade de Sun Yat-sen realizaram com sucesso…

20 horas ago

This website uses cookies.