O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com a gerente sĂŞnior da Amazon Studios na AmĂ©rica Latina, Joana Almeida e Sousa, a fim de discutir o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil. Os dois tambĂ©m falaram sobre a importância da criação de uma Film Comission Federal e de mecanismos para atrair produções que promovam os destinos e as experiĂŞncias turĂsticas do paĂs.
Film commissions sĂŁo estruturas que tĂŞm como objetivo promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens. TambĂ©m contribuem para fortalecer a sinergia entre o trade turĂstico e o setor audiovisual, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer, por exemplo, cenários e paisagens. O encontro aconteceu na sede da Embratur, em BrasĂlia, na tarde desta terça-feira (12).
Outros temas debatidos foram a importância de o Brasil ter mais film comissions estaduais – eles lembraram os exemplos de lugares que conseguiram maior projeção internacional a partir do audiovisual, com a implantação dessas organizações –, a criação de fundos para apoiar e as formas de atrair produções, por exemplo. Entre os paĂses citados como bons exemplos nessa estratĂ©gia estĂŁo a Espanha e a Coreia do Sul.
Freixo destacou que tanto o audiovisual quanto o turismo sĂŁo setores importantes para a economia brasileira. “O turismo no Brasil responde a 8% do PIB. EntĂŁo, somos um paĂs que tem um turismo muito forte. E nĂłs temos um audiovisual muito forte tambĂ©m. O que precisamos fazer Ă© promover esse encontro entre esses dois setores”, afirmou o presidente da Embratur.
ExperiĂŞncia internacional
Freixo tem participado de uma sĂ©rie de reuniões com ĂłrgĂŁos do governo, entidades e com representantes de outros paĂses para fomentar o debate sobre o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil. Em janeiro, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, o presidente da Embratur se reuniu com o presidente da Film Commission da Espanha, Carlos Cobián, e o diretor geral do ĂłrgĂŁo, Paulino Cuevas, para discutir a possibilidade de consultoria do paĂs europeu para ajudar o Brasil na criação de uma Film Comission nacional.
A intenção Ă© que, com a experiĂŞncia de sucesso da Film Commission da Espanha, a Embratur traga para o Brasil a expertise para criar um ĂłrgĂŁo correlato e apoiar os estados na captação de filmes que tenham potencial de induzir o turismo internacional no paĂs. Nesse caso, a comissĂŁo espanhola atuará como consultora para ajudar a AgĂŞncia a estruturar o ĂłrgĂŁo, que trará as produções internacionais com apoio logĂstico e estĂmulo fiscal aos realizadores.
Em outra reuniĂŁo, em novembro, Freixo esteve com o embaixador da Coreia do Sul, Lim Ki-mo, para debater o tema. Em 2019, 86,8% dos turistas internacionais que visitaram a Coreia do Sul escolheram o destino por conta da popularização do estilo musical k-pop. A expressĂŁo artĂstica coreana que ganhou o mundo tambĂ©m tem uma associação muito forte com o audiovisual. O dado Ă© da Organização de Turismo da Coreia do Sul.
A chamada onda coreana, ou Hallyu wave, virou uma polĂtica de estado que inclui a promoção do turismo, a projeção do paĂs no exterior e a exportação de bens e serviços da indĂşstria criativa.
Ações nacionais
Um mĂŞs antes, em outubro, a Embratur passou a integrar, oficialmente, o Conselho Superior de Cinema. A diretora de Marketing Internacional e Sustentabilidade da AgĂŞncia, Jaqueline Gil, participou da posse dos novos membros do conselho, representando Freixo. Com paridade de gĂŞnero, 24 conselheiros tĂŞm a atribuição de auxiliar na definição da PolĂtica Nacional do Cinema e aprovar as diretrizes para o desenvolvimento do setor pelos prĂłximos quatro anos.
Ainda em outubro, o presidente da Embratur se reuniu com o presidente da AgĂŞncia Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, para conversar sobre o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil. Entre os temas, estavam o fortalecimento das film commissions locais e a criação de uma estrutura semelhante nacional. Freixo destacou, durante o encontro, a importância de aproximar o audiovisual do setor do turismo. “É um encontro que ajuda a promover o Brasil de diversas formas. A Espanha, a Coreia do Sul e Portugal sĂŁo alguns dos paĂses que tĂŞm trabalhado com essa estratĂ©gia, e atingido bons resultados”, destacou.
No mesmo mĂŞs, em outro encontro, dessa vez com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, a criação de um fundo para financiar produções tambĂ©m esteve na pauta. Tarciana destacou, Ă Ă©poca, que a Asset, empresa da instituição que faz gestĂŁo de fundos, apoia projetos cinematográficos do paĂs e poderia ser um ator importante nessa estratĂ©gia.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo