O estudo será desenvolvido em colaboração com professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Além disso, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos dessas três instituições estarão envolvidos no projeto, que terá duração de dois anos. O projeto também conta com a colaboração de pesquisadores de instituições internacionais.
O objetivo principal do projeto não é apenas avaliar as condições de saúde bucal das populações, mas também identificar os fatores de risco comuns a outras doenças crônicas que afetam essas populações. O público-alvo da pesquisa são adolescentes e adultos residentes nas localidades rurais ribeirinhas selecionadas.
O trabalho começará pela delimitação geográfica da área de atuação para planejar a coleta de dados. Isso será feito por meio de visitas às localidades para avaliar a saúde bucal e a saúde geral e aplicar questionários para identificar os comportamentos relacionados à saúde, como o consumo alimentar.
O projeto também abordará as barreiras de acesso aos serviços de saúde. Segundo o coordenador do projeto, Fernando Herkrath, as condições de saúde, tanto bucal quanto geral, são piores nas populações que residem em localidades rurais ribeirinhas, e existem inúmeras dificuldades de acesso aos serviços de saúde.
A Fiocruz Amazônia espera que o conhecimento gerado pelo estudo seja capaz de subsidiar as políticas e ações em saúde voltadas para as populações rurais ribeirinhas, identificando possibilidades transversais e integradas de intervenção que permitam superar as barreiras de acesso a bens e serviços, bem como garantir a melhora das condições de saúde geral e bucal. O projeto é um passo importante para a superação da invisibilidade dessas populações e para o planejamento de ações em saúde voltadas a elas.
À medida que o novo satélite Biomass se estabelece em órbita após seu lançamento em…
Quando a coruja cruza o céu noturno, ela o faz como um fantasma — sem…
Imagine um tesouro escondido nas profundezas do oceano, a mais de 1.900 metros abaixo da…
Como envolver a sociedade na construção de um futuro mais sustentável? A 5ª Conferência Nacional…
Imagine uma técnica agrícola que quintuplica a produtividade da mandioca, aumenta em 50% a produção…
This website uses cookies.