Recorde mundial quebrado para o ser vivo com mais DNA


Recorde mundial de DNA

Um recorde mundial foi quebrado por uma samambaia que possui mais DNA do que qualquer outro ser vivo. O material genético, ou genoma, dessa planta se estenderia por cerca de 100 metros quando desenrolado, superando o Big Ben. Os cientistas dizem que é uma quantidade “louca” de DNA para uma planta tão pequena que a maioria das pessoas passaria despercebida.

guines
A Nova Caledônia abriga centenas de plantas e animais

O genoma é o conjunto completo de instruções de DNA dentro de uma célula, contendo todas as informações necessárias para o desenvolvimento e crescimento de um ser vivo. Muitas plantas têm genomas grandes, e os cientistas querem entender por quê. Eles esperam compreender como isso afeta a função e pode influenciar o risco de extinção.

Tmesipteris oblanceolate

Recorde
Samambaia

A samambaia, conhecida como Tmesipteris oblanceolate, pertence a um grupo primordial de plantas que evoluiu muito antes dos dinossauros pisarem na Terra. Ela é encontrada apenas na Nova Caledônia, no Oceano Pacífico, e em algumas ilhas vizinhas, onde cresce nos troncos e galhos das árvores da floresta tropical. No estudo publicado na revista iScience, pesquisadores internacionais extraíram material genético de espécimes coletados na Nova Caledônia. Eles mediram quanto corante se ligava ao DNA, quanto mais corante, maior o genoma.

A samambaia foi encontrada com um tamanho de genoma recorde de 160 bilhões de pares de bases de DNA, que, quando desenrolado, se estenderia por cerca de 100 metros. Em comparação, o genoma humano contém cerca de três bilhões de pares de bases e se estenderia por cerca de dois metros. A samambaia agora detém três recordes mundiais do Guinness: o maior genoma, o maior genoma de planta e o maior genoma de samambaia.

Guinness World Records

Adam Millward, do Guinness World Records, disse: “Pensar que essa samambaia aparentemente inofensiva possui 50 vezes mais DNA do que os seres humanos é um lembrete humilde de que ainda há muito sobre o reino vegetal que não conhecemos, e que os recordistas nem sempre são os mais vistosos por fora.” Os genomas variam muito em tamanho.

No reino animal, alguns dos maiores genomas incluem certos peixes-pulmonados e salamandras, com cerca de 120 bilhões de pares de bases. Nem todas as plantas têm genomas grandes. A árvore de carvalho tem um genoma relativamente pequeno, se você esticasse todo o DNA de uma única célula de um carvalho, ele alcançaria 66 cm.


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária