De volta após quase 10 anos, a 52ª edição da Expofeira do Amapá vai acontecer entre os dias 29 de setembro e 8 de outubro, em Macapá. As datas, investimentos e a primeira das atrações culturais foram anunciados pelo governador, Clécio Luís, nesta sexta-feira, 18, durante a abertura da Central da Expofeira, no Parque de Exposições da Fazendinha.
“A Expofeira é retomada para celebrar a história, para divertir nosso povo, e vem principalmente para gerar negócios, atrair investimentos, ver nossas empresas alcançando novos mercados e estimulando a economia. A Expofeira volta esse ano para colocar o Amapá no mapa da agroindústria, do pequeno ao grande produtor, mostrando o trabalho que é feito com qualidade e sustentabilidade”, destacou o governador.
A abertura da Central da Expofeira contou com apresentações culturais, empreendedores comercializando produtos com o Selo Amapá, ambulantes, vaqueiros e a população, especialmente dos bairros próximo ao parque, para celebrar a retomada do evento.
A Central vai funcionar como balcão de informações para o público em geral e empresas interessadas em expor e investir na 52ª edição. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A Expofeira voltou!
Realizada pela última vez em 2015, a maior feira de negócios do estado volta a ser realizada como uma grande vitrine de produção e inovação do setor primário do estado, oportunidade de fazer negócios e reunir serviços voltados para o empreendedorismo, esporte e lazer.
“Esse é um momento de fazer a economia girar em diversos segmentos, do cultural ao agronegócio. Entendemos que esse é o início de um processo duradouro no Amapá. Estamos trabalhando para organizar o estado em vários setores, sobretudo na economia, para gerar emprego e renda. O Amapá é terra de oportunidades e vamos mostrar isso na Expofeira”, comentou o vice-governador, Teles Júnior.
A Comissão de Organização e Execução da Expofeira foi criada em abril, no balanço dos primeiros 100 dias de gestão, e, desde então, o grupo de trabalho coordena ações para a realização da feira. A área do Parque recebe intervenções como serviços de limpeza, capina, revitalização e construção de novas estruturas. Atrações
A expectativa do Governo é receber 700 mil visitantes nas 10 noites de programação. A feira volta para o local que recebe a festa há mais de 50 anos: o Parque de Exposições da Fazendinha, na Zona Sul de Macapá. No local, serão cerca de 800 stands mostrando o trabalho de diversos setores econômicos (comércio, indústria, serviços, agropecuária, cultura e startups), utilizando uma área de 330 mil metros quadrados.
O evento ainda contará com exposição e comercialização de animais de grande e pequeno porte, bem como compartilhamento de técnicas de manejo e reprodução assistida. Além de capacitação em diversos segmentos nos espaços de treinamento que funcionarão nos pavilhões de negócios, haverá apresentação de novas tecnologias para o setor produtivo, da colheita com máquinas à irrigação automática.
O cantor Gusttavo Lima foi a primeira atração cultural confirmada para a Expofeira, que terá cerca de 300 artistas se apresentando ao longo da programação. No lançamento houve ainda o anúncio da destinação de R$ 3 milhões em recursos do senador Davi Alcolumbre e R$ 1,5 milhão do senador Randolfe Rodrigues, para auxiliar na realização da feira.