A 76ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começou no domingo, 7 de julho, em Belém, com discussões centradas em um futuro sustentável e inclusivo. O evento, que prossegue até o dia 13 de julho, tem como tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza” e deve reunir mais de 35 mil participantes. O foco estará nos desafios das mudanças climáticas, na redução do aquecimento global e no desenvolvimento sustentável.
Como maior evento científico da América Latina, a reunião da SBPC inicia suas atividades no Theatro da Paz, com uma programação que inclui mais de 300 atividades, como conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e sessões de pôsteres.
No campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorrerão eventos como o SBPC Cultural, a SBPC Jovem e a Jornada Nacional de Iniciação Científica, apresentando trabalhos de pesquisa e ensino-aprendizagem de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais.
Apresentação de Trabalhos
Este ano, 391 trabalhos serão apresentados em áreas como Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes.
O evento contará também com o espaço SBPC Afro e Indígena, que abrigará exposições de cultura material, fotografias, oficinas e rodas de conversa com lideranças indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais. Outro destaque é o Paneiro: Espaço da Cultura Alimentar, uma tenda próxima ao Rio Guamá que oferecerá aos participantes a chance de degustar a culinária típica paraense e aprender sobre suas tradições.
Ministros da Educação, Ciência Tecnologia e Inovação, Saúde, Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Planejamento e Orçamento, como Camilo Santana, Luciana Santos, Nísia Trindade, Marina Silva e Simone Tebet, estão entre os confirmados na programação.
Aplicativo da SBPC
Para facilitar a participação, a SBPC lançou um aplicativo disponível para Android e iOS, que fornece informações sobre a programação, mapas, perfis de palestrantes e serviços úteis em Belém. O aplicativo permite salvar eventos favoritos em uma agenda com serviço de alerta e está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos.
Em entrevista coletiva na sexta-feira, 5 de julho, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e ex-ministro da Educação, destacou a importância da reunião em trazer contribuições para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém em novembro de 2025.
O evento também antecede a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), que será realizada em Brasília no final de julho para definir as diretrizes do setor para a próxima década. Ribeiro enfatizou a presença de mais de 400 cientistas que discutirão como a ciência pode melhorar a vida das pessoas. Além disso, o encontro abordará temas cruciais para a Amazônia, como créditos de carbono e exploração de petróleo e gás na margem equatorial brasileira, área que inclui as bacias hidrográficas da foz do Rio Amazonas.
“Pensamos muito na questão do meio ambiente, na COP, em como vamos conseguir limitar a poluição, o aquecimento global e promover o desenvolvimento sustentável”, concluiu Ribeiro.