A solicitação de permissão de uso do Selo Indígenas do Brasil é gratuita. Para obter o emblema de reconhecimento, é necessário fazer uma solicitação junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A concessão do selo está associada à expedição do Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF). Portanto, é necessário apresentar a documentação listada na Portaria MDA nº 37, de 17 de novembro de 2023.
Além disso, é necessário apresentar um documento da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI). Para a emissão deste documento, é necessário apresentar a anuência da comunidade indígena ou entidade representativa para a FUNAI, por meio de reunião registrada em ata. O documento deve conter a lista dos produtos a serem identificados, uma breve descrição dos processos produtivos, a relação de produtores requerentes e informações sobre os povos aos quais pertencem. Também é exigida uma declaração de que os processos de produção respeitam as legislações ambiental e indigenista vigentes.
A lista dos autorizados a usar o Selo Indígenas do Brasil ficará disponível nos sites do MDA e da Funai, garantindo transparência e acesso à informação para todos.
Este é um passo significativo para a valorização da cultura indígena e a garantia de que os produtos que consumimos são de origem autenticamente indígena. É uma vitória para os povos indígenas e um avanço para a sociedade como um todo.
Em 20 de janeiro de 2025, o reator de fusão experimental chinês EAST estabeleceu um…
O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática muito popular, conhecida por seu aroma marcante…
Mais 2,3 milhões de pessoas em cidades europeias podem morrer como resultado do calor e…
Em um artigo publicado recentemente, cientistas da NASA usam quase 20 anos de observações para…
O aquecimento global está rapidamente saindo do controle, alertou o Met Office. De acordo com o meteorologista,…
O capim-do-Texas (Pennisetum setaceum) é uma excelente opção para quem deseja um jardim exuberante e…
This website uses cookies.