Simpósio Internacional de Piscicultura Familiar na Amazônia

Autor: Redação Revista Amazônia

INPA promove simpósio de piscicultura na Amazônia

Nos dias 28, 29 e 30 de maio, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e instituições parceiras realizarão o I Seminário Internacional de Uso Sustentável e Tecnologias Alimentares para a Piscicultura Familiar na Amazônia (Sustenta). O evento acontecerá no Auditório da Ciência do Inpa, das 8h às 17h, e reunirá especialistas da Amazônia brasileira, peruana, colombiana e boliviana para discutir inovações e soluções sustentáveis para a piscicultura.

 

O foco do simpósio

INPAO foco do simpósio é a piscicultura familiar, e os debates serão voltados para o desenvolvimento dessa atividade na Amazônia por meio da inovação. A pesquisadora do Inpa e coordenadora do Sustenta, Ligia Uribe Gonçalves, destaca que serão abordados temas desde o panorama da produção de peixes amazônicos até a bioeconomia, passando pela produção de rações não convencionais e sistemas integrados, tudo com foco na piscicultura familiar.

No Brasil e no mundo, o consumo de pescado tem crescido, sendo uma importante fonte de proteína para os seres humanos. No Amazonas, 90% da piscicultura é de origem familiar, tornando ainda mais fundamental o desenvolvimento de técnicas e métodos adaptados à realidade local, que facilitem a produção de peixes de forma eficiente.

Atividades do evento

Durante os três dias do evento, serão realizadas mais de 30 atividades, incluindo palestras, apresentações acadêmicas e mesas-redondas. A mesa de abertura está marcada para às 9h do dia 28 de maio e contará com a presença de autoridades do Inpa, representantes do governo do Amazonas e outros parceiros envolvidos no simpósio.

O Sustenta é realizado pelo Inpa em parceria com instituições como o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Nilton Lins, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). Além disso, conta com a participação dos Programas de Pós-Graduação em Aquicultura (Nilton Lins em associação com o Inpa) e em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros (Ufam), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária