A startup brasileira Connecting Food, pioneira no setor de foodtech com impacto social, já garantiu a distribuição de mais de 15 mil toneladas de alimentos, complementando 27 milhões de refeições para mais de 600 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em todo o Brasil. Essas OSCs atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo significativamente para o combate ao desperdício de alimentos e à fome no país.
“Utilizamos tecnologia, estratégia logística e relações humanas para conectar alimentos que seriam descartados a organizações sociais que atendem pessoas em vulnerabilidade. Acreditamos que essa seja uma das chaves para minimizar os impactos da fome no Brasil e promover o desenvolvimento sustentável das empresas envolvidas na cadeia de alimentos”, afirma Alcione Pereira, CEO e fundadora da Connecting Food.
A Connecting Food atua não só na doação de alimentos, mas também na criação de um ambiente regulatório favorável e na redução dos impactos negativos do descarte de excedentes. A startup coloca o ESG (Environmental, Social, and Governance) no centro da estratégia das empresas da cadeia de alimentos e de outras organizações interessadas em atuar de forma sustentável. Grandes clientes como GPA, Carrefour, Assaí Atacadista, Nestlé, Danone, Camil e iFood respaldam esse trabalho, ajudando a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A operação da Connecting Food é minuciosamente planejada, com análise de dados, processos ágeis e treinamento de equipes. A idoneidade das OSCs beneficiadas é verificada e o acompanhamento é rigoroso para garantir que os alimentos cheguem a quem realmente precisa. A empresa pretende ampliar seus investimentos em tecnologia e implementar recursos avançados em colaboração com os municípios.
“O que nos motiva é garantir que alimentos, ainda bons para consumo humano, não sejam desperdiçados. Desperdiçar comida nunca deve ser uma opção. Todas as pessoas têm direito a uma alimentação saudável e adequada, podendo viver com dignidade e respeito”, enfatiza Alcione Pereira.
Com mais de 20 anos de experiência no estudo de alimentos e seus processos, Alcione Pereira é uma liderança reconhecida no combate à fome e ao desperdício no Brasil. Ela coidealizou o Movimento Todos à Mesa, a primeira coalizão de empresas brasileiras dedicada à redução do desperdício de alimentos e combate à fome. Alcione já participou de eventos nacionais e internacionais como Aspen Global, ReFED USA e o Festival Social Good Brasil, além de eventos de ESG como HSM+ e ESG Innovation Day.
Fundada em 2016 pela engenheira de alimentos Alcione Pereira, a Connecting Food é a primeira foodtech brasileira especializada em conectar alimentos descartados por empresas, mas ainda bons para consumo, a OSCs. Atualmente, atende quase 600 OSCs em todas as unidades federativas do país, redistribuindo 15 mil toneladas de alimentos e garantindo mais de 27 milhões de refeições. Entre seus clientes estão GPA, iFood, Assaí Atacadista, Proença Supermercados, Nestlé, Bauducco e Danone. Saiba mais sobre a empresa clicando aqui.
Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um material revolucionário que promete transformar…
Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado na Federação das Indústrias do Estado do…
A hortelã é uma das ervas mais versáteis e fáceis de cultivar, seja em jardins,…
Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…
Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…
Em um avanço científico sem precedentes, pesquisadores da Universidade de Sun Yat-sen realizaram com sucesso…
This website uses cookies.