Startup Connecting Food Garante Mais de 27 Milhões de Refeições para Brasileiros

Autor: Redação Revista Amazônia

A startup brasileira Connecting Food, pioneira no setor de foodtech com impacto social, já garantiu a distribuição de mais de 15 mil toneladas de alimentos, complementando 27 milhões de refeições para mais de 600 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em todo o Brasil. Essas OSCs atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo significativamente para o combate ao desperdício de alimentos e à fome no país.

Tecnologia e Logística no Combate à Fome

“Utilizamos tecnologia, estratégia logística e relações humanas para conectar alimentos que seriam descartados a organizações sociais que atendem pessoas em vulnerabilidade. Acreditamos que essa seja uma das chaves para minimizar os impactos da fome no Brasil e promover o desenvolvimento sustentável das empresas envolvidas na cadeia de alimentos”, afirma Alcione Pereira, CEO e fundadora da Connecting Food.

ESG e Desenvolvimento Sustentável

A Connecting Food atua não só na doação de alimentos, mas também na criação de um ambiente regulatório favorável e na redução dos impactos negativos do descarte de excedentes. A startup coloca o ESG (Environmental, Social, and Governance) no centro da estratégia das empresas da cadeia de alimentos e de outras organizações interessadas em atuar de forma sustentável. Grandes clientes como GPA, Carrefour, Assaí Atacadista, Nestlé, Danone, Camil e iFood respaldam esse trabalho, ajudando a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Operação e Expansão Tecnológica

A operação da Connecting Food é minuciosamente planejada, com análise de dados, processos ágeis e treinamento de equipes. A idoneidade das OSCs beneficiadas é verificada e o acompanhamento é rigoroso para garantir que os alimentos cheguem a quem realmente precisa. A empresa pretende ampliar seus investimentos em tecnologia e implementar recursos avançados em colaboração com os municípios.

“O que nos motiva é garantir que alimentos, ainda bons para consumo humano, não sejam desperdiçados. Desperdiçar comida nunca deve ser uma opção. Todas as pessoas têm direito a uma alimentação saudável e adequada, podendo viver com dignidade e respeito”, enfatiza Alcione Pereira.

Liderança e Parcerias

Com mais de 20 anos de experiência no estudo de alimentos e seus processos, Alcione Pereira é uma liderança reconhecida no combate à fome e ao desperdício no Brasil. Ela coidealizou o Movimento Todos à Mesa, a primeira coalizão de empresas brasileiras dedicada à redução do desperdício de alimentos e combate à fome. Alcione já participou de eventos nacionais e internacionais como Aspen Global, ReFED USA e o Festival Social Good Brasil, além de eventos de ESG como HSM+ e ESG Innovation Day.

Sobre a Connecting Food

Fundada em 2016 pela engenheira de alimentos Alcione Pereira, a Connecting Food é a primeira foodtech brasileira especializada em conectar alimentos descartados por empresas, mas ainda bons para consumo, a OSCs. Atualmente, atende quase 600 OSCs em todas as unidades federativas do país, redistribuindo 15 mil toneladas de alimentos e garantindo mais de 27 milhões de refeições. Entre seus clientes estão GPA, iFood, Assaí Atacadista, Proença Supermercados, Nestlé, Bauducco e Danone. Saiba mais sobre a empresa clicando aqui.


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária