O Brasil recebeu seu primeiro trator alimentado por gás biometano, uma inovação trazida pela New Holland Agriculture, multinacional com sede em Basildon, Inglaterra. A concessionária Kesoja apresentou o modelo T6.180 Methane Power, que custa aproximadamente R$ 1 milhão, na Expobel 2024. O trator já está disponível para compra no mercado agrícola.
Tiago Bortolini, gerente comercial da Kesoja New Holland no sudoeste do Paraná, com atuação em Pato Branco, Dois Vizinhos, Realeza, Mangueirinha e Palmas, destaca que a presença do T6 na Expobel é uma resposta ao movimento de neutralidade de carbono que permeia o evento. Ele ressalta que as multinacionais estão cada vez mais engajadas na preservação ambiental e na busca por um planeta sustentável.
O biometano, um combustível renovável derivado do biogás, é produzido através de um processo de purificação que remove o excesso de carbono, resultando em um combustível similar ao gás natural. Comparado ao gás natural, o biometano reduz as emissões de dióxido de carbono e metano na atmosfera, tornando-se uma alternativa inteligente para o manejo de resíduos orgânicos.
Na região sudoeste, o biometano é produzido principalmente a partir de resíduos animais de produtores de gado, suínos e aves que possuem biodigestores em suas propriedades. “Mas claro, tudo isso após a purificação do gás produzido por esse biodigestor”, esclarece Tiago.
Reconhecido em todo o estado pela produção significativa de pecuária, avicultura e suinocultura, o sudoeste vê nessa novidade uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre as soluções existentes para tornar as propriedades cada vez mais sustentáveis, conclui Tiago.