Fonte: Brasil Mineral
Em uma iniciativa para impulsionar a mineração do futuro, a Vale firmou uma nova parceria com o Cubo Itaú, um dos principais hubs de inovação do Brasil, para identificar startups que desenvolvam soluções tecnológicas voltadas aos desafios do setor. O objetivo é avançar em automação, reciclagem e eficiência energética, alinhando inovação com segurança operacional e sustentabilidade.
Segundo Rafael Bittar, vice-presidente executivo técnico da Vale, a colaboração com o ecossistema de startups é essencial para modernizar a mineração. “Ao integrar tecnologias disruptivas, podemos tornar nossas operações mais eficientes e com impactos positivos nas comunidades onde atuamos”, afirmou.
No último dia 24 de março, a Vale apresentou aos empreendedores do Cubo Itaú os principais desafios do setor, buscando ideias que possam ser aplicadas em suas operações. A parceria reforça a estratégia de inovação aberta da mineradora, que já trabalhou com mais de 70 startups nos últimos cinco anos.
Além disso, a empresa mantém o Vale Ventures, um fundo de US$ 100 milhões dedicado a investir em startups que desenvolvam tecnologias sustentáveis para a mineração.
A relação entre a Vale e o Cubo Itaú começou em 2023, quando o Fundo Vale se tornou membro do hub. Enquanto a mineradora busca soluções para seus desafios operacionais, o Fundo Vale atua como fomentador de iniciativas ligadas a florestas e clima – trabalho recentemente reconhecido com uma menção honrosa pelo Cubo Itaú.
A empresa também conta com 12 hubs de inovação internos, que funcionam como espaços para capturar ideias e resolver problemas das operações. A expectativa é que, com essa nova fase de colaboração, a Vale acelere ainda mais a adoção de tecnologias que tornem a mineração mais limpa, segura e eficiente.
Essa iniciativa reforça o compromisso da companhia em liderar a transformação digital e sustentável do setor, conectando grandes empresas ao dinamismo das startups.
Em uma decisão histórica, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) da ONU aprovou a ampliação…
O tamanduá-bandeira é uma criatura fascinante que desperta curiosidade por sua aparência única e hábitos…
A alpinia purpurata, também conhecida como gengibre-vermelho, é uma planta ornamental que ganhou destaque no…
A IFAT Brasil, maior feira de tecnologias ambientais da América Latina, está realizando um roadshow internacional para apresentar…
A coordenação do eixo de cooperação em economia e finanças do BRICS apresentou, nesta semana,…
Em um avanço histórico na luta contra doenças infecciosas, a empresa de biotecnologia Moderna anunciou…
This website uses cookies.