Tecnologia chinesa fortalece cooperativas de agricultura familiar no Pará

Autor: Redação Revista Amazônia

Em Belém, uma parceria estratégica foi firmada para fortalecer as cooperativas de agricultura familiar no Pará com tecnologia de ponta da China. Durante reunião realizada no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), representantes do Sistema OCB/PA, da Universidade de Hohai e da empresa Zhuhai Sino-Lac Supply Chain discutiram formas de colaborar para adquirir maquinário e tecnologias agrícolas avançadas, visando modernizar e expandir a produção no estado.

Ferramentas tecnológicas para as cooperativas

Captura de tela 2024 10 25 173616O objetivo da iniciativa é dar às cooperativas acesso a ferramentas tecnológicas capazes de aprimorar a eficiência, produtividade e sustentabilidade no campo. O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, acredita que, com essa cooperação, será possível concretizar, dentro de dois anos, um acordo de importação de maquinário e equipamentos da China que beneficiará diretamente a agricultura familiar.

“Nessa aliança, unimos parceiros chineses, a universidade e o Sistema OCB-SESCOOP/PA para não só fortalecer a produção familiar, mas também para abrir oportunidades de mercado internacional para os produtos das nossas cooperativas, que enfrentam desafios na exportação”, destacou Raiol.

A parceria também prevê investimentos em pesquisa e inovação, visando melhorar a conservação de produtos agrícolas locais, como a pitaia e a graviola. Segundo Raiol, “essa colaboração entre a China e a UFRA representa um avanço ao unir ciência, pesquisa e inovação, permitindo à agricultura familiar paraense vislumbrar novas oportunidades e ampliar sua presença em mercados além do Brasil.”


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária