Abertura da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias destaca perspectivas para a região

Autor: Redação Revista Amazônia

 

A abertura da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, realizada na última quarta-feira (6/11) em Belém (PA), evidenciou a disposição de diversos segmentos da sociedade em discutir e propor ações para proteger e definir o futuro da Amazônia. A região é crucial para enfrentar as mudanças climáticas e trazer outros benefícios.

Importância na proteção da Amazônia

Captura de tela 2024 11 07 124330Raul Jungmann, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), destacou a importância da proteção da Amazônia como um desafio global. “Dependemos da Amazônia para superar a emergência climática. Esta conferência, organizada pelo IBRAM com apoio do governo estadual e outras organizações, visa envolver todos que possam contribuir com soluções,” afirmou.

Jungmann enfatizou a necessidade de união: “Precisamos de todas as forças disponíveis. Esta conferência não é para mostrar a visão do setor mineral, mas para reunir aqueles que têm algo a propor para enfrentar os problemas da Amazônia.” Ele acrescentou que o desenvolvimento sustentável da região requer respeito aos direitos dos povos originários e combate ao garimpo ilegal.

Conferência Internacional e a COP30

download 3O governador do Pará, Hélder Barbalho, ressaltou que a conferência e a COP30, marcada para 2025 em Belém, colocam a cidade no centro das discussões sobre a Amazônia. “A conferência oferece uma oportunidade extraordinária para discutir diretamente com os habitantes da região, promovendo um novo olhar sobre a Amazônia,” disse.

Ediney Drummond, diretor-presidente da Lundin Mining e vice-presidente do Conselho Diretor do IBRAM, elogiou o debate inclusivo da conferência, que dá voz a diversos segmentos e demonstra a maturidade da sociedade para discutir o futuro da Amazônia.

A cerimônia contou com a presença de diversas lideranças, incluindo o governador Hélder Barbalho, lideranças indígenas como Neidinha Suruí, representantes do governo, diplomatas, ex-ministros, ambientalistas, executivos e acadêmicos. Gustavo Pimenta, presidente da Vale, enviou uma mensagem de vídeo destacando a importância da conferência e as iniciativas da empresa para a preservação da floresta. A conferência seguirá até o dia 8 de novembro.

 


Grupo de WhatsApp

Receba notícias diretamente no seu WhatsApp, sem a necessidade de procurar em vários sites ou aplicativos. Com o nosso grupo de WhatsApp, ficar informado nunca foi tão fácil!

Para se juntar ao nosso grupo, basta clicar aqui.

 

Canal de WhatsApp

Receba notícias diretamente no seu WhatsApp, sem a necessidade de procurar em vários sites ou aplicativos. Com o nosso canal de WhatsApp, ficar informado nunca foi tão fácil!

Para se juntar ao nosso Canal, basta clicar aqui.

Edição atual da Revista Amazônia

Assine para receber nossas noticia no seu e-mail

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp