PCT Guamá Anuncia Vencedores da 34ª Conferência Anprotec

Autor: Redação Revista Amazônia

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá liderou a Comissão Científica da 34ª Conferência Anprotec, realizada de 2 a 5 de novembro no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT), em São Paulo. Essa é a terceira edição consecutiva em que o PCT Guamá desempenha papel de destaque na avaliação de projetos científicos.

Premiação e Temas de Destaque

Com o tema central “Os Ambientes de Inovação Transformando os Territórios e as Cidades”, a conferência dividiu os trabalhos em duas categorias:
“Artigos Técnicos” e “Relatos de Boas Práticas”. Os melhores projetos de cada categoria foram apresentados oralmente e premiados.

  • Melhor Artigo Técnico: “Ágora Connect: um estudo de caso sobre inovação aberta com interação entre Universidade e Mercado”;
  • Melhor Relato de Boas Práticas: “Trilha empreendedora, transformando pesquisadores em empreendedores: Uma experiência do tecnoPARQ UFV”.

Os projetos vencedores abordaram temas como integração universidade-mercado, inovação aberta e empreendedorismo sustentável, alinhados às trilhas temáticas da conferência, como mudanças climáticas, demografia e sustentabilidade.

Importância Regional e Nacional

Segundo Rodrigo Quites Reis, diretor-presidente da Fundação Guamá, o destaque de trabalhos da região Norte evidencia o crescente interesse em empreendedorismo e inovação na Amazônia.
“Em 2024, avaliamos 175 trabalhos originais, o que reforça a maturidade dos ambientes de inovação no Brasil”, afirmou.

Sobre a Conferência Anprotec

PCT Guamá anuncia projetos científicos vencedores da 34ª Conferência AnprotecPromovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Sebrae, a conferência é um evento anual que reúne atores do ecossistema de inovação para compartilhar práticas, tendências e fomentar conexões. Atualmente, o Brasil conta com 291 incubadoras, 61 parques tecnológicos em operação e 65 aceleradoras, apoiando cerca de 10 mil empresas inovadoras.

O PCT Guamá como Referência em Inovação

O PCT Guamá, localizado em Belém (PA), é o primeiro parque tecnológico em operação na região Norte do Brasil. Gerido pela Fundação Guamá, em parceria com a
UFPA e a Ufra, o parque é uma referência em pesquisa aplicada, empreendedorismo sustentável e inovação tecnológica.

Ministério da ciência e CNPq anunciam os vencedores do 17º Prêmio Mercosul de ciência e tecnologia

Amazônia Recebe Prêmio de US$ 10 Milhões em Competição Global de Biodiversidade

Situado em uma área de 72 hectares, o complexo abriga mais de 30 empresas residentes, 40 associadas e 12 laboratórios de pesquisa, além de instituições como o INPE e a EETEPA Dr. Celso Malcher.
Com vistas à sustentabilidade, o parque integra a Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém, promovendo iniciativas inovadoras alinhadas ao desenvolvimento regional.

Para mais informações sobre o PCT Guamá e seus projetos, acesse o site oficial do parque.
Descubra como a ciência e a tecnologia estão transformando a Amazônia e o Brasil.


Grupo de WhatsApp

Receba notícias diretamente no seu WhatsApp, sem a necessidade de procurar em vários sites ou aplicativos. Com o nosso grupo de WhatsApp, ficar informado nunca foi tão fácil!

Para se juntar ao nosso grupo, basta clicar aqui.

 

Canal de WhatsApp

Receba notícias diretamente no seu WhatsApp, sem a necessidade de procurar em vários sites ou aplicativos. Com o nosso canal de WhatsApp, ficar informado nunca foi tão fácil!

Para se juntar ao nosso Canal, basta clicar aqui.

Edição atual da Revista Amazônia

Assine para receber nossas noticia no seu e-mail

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp