Após uma rigorosa avaliação conduzida pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado em Icoaraci, distrito de Belém, conquistou, nesta quinta-feira (9), a certificação Acreditado – ONA1. Este selo, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), é um dos mais relevantes no Brasil, atestando a qualidade e segurança dos serviços de saúde.
“Este é um feito alcançado graças ao esforço conjunto e à dedicação de dezenas de gestores e centenas de colaboradores, que se empenham todos os dias em proporcionar o melhor aos nossos usuários. Tenho muito orgulho de todos, pois sabemos que para chegar até aqui é preciso um trabalho árduo e constante para oferecer serviços de excelência”, declarou Aline Oliveira, diretora-geral do HRAS.
Atuação e estrutura do Hospital Abelardo Santos
Inaugurado em 2019, o HRAS oferece uma ampla gama de atendimentos, desde maternidade 24 horas até cirurgias complexas. O hospital é referência no atendimento a pacientes da Região Metropolitana de Belém, da Ilha do Marajó e de comunidades indígenas.
Com uma equipe de quase 2 mil profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, o hospital opera em diversos setores, como:
- Urgência e emergência pediátrica e obstétrica;
- Ambulatório;
- Centro cirúrgico e obstétrico;
- UTIs e unidades de internação;
- Serviços de diagnóstico.
Além disso, conta com uma robusta equipe administrativa que apoia o funcionamento pleno da unidade.
Certificação e avaliação rigorosa
A ONA, associada à Sociedade Internacional de Qualidade e Cuidados na Saúde (ISQua), é a principal entidade avaliadora de serviços de saúde no Brasil. Para conquistar o selo ONA1, o HRAS passou por uma avaliação rigorosa, que analisou 34 processos e 744 requisitos de trabalho ao longo de dois dias.
O resultado positivo reflete o padrão de qualidade da gestão implementada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
“A certificação confirma a presença da cultura organizacional voltada para a melhoria contínua da gestão e destaca a maturidade da instituição em todos os aspectos, especialmente na segurança do paciente. Além disso, fortalece a confiança dos usuários nos serviços prestados, sempre com foco na inovação, eficiência e no cuidado centrado no paciente”, destacou Luciane Oliveira, gerente de Qualidade do ISMS.
Impacto nos usuários e próximos passos
Os resultados da auditoria refletem diretamente na satisfação dos usuários, que, segundo pesquisas conduzidas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), mantêm uma taxa de aprovação acima de 90%, atingindo uma média de 93% nos últimos meses. Destaques mencionados incluem:
- Tratamento humanizado;
- Alta médica segura;
- Qualidade estrutural do hospital e dos equipamentos.
Segundo Hellen Monteiro, gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HRAS, “sabemos que nosso maior bem é o usuário e, por ele, trabalhamos incansavelmente para manter o mais alto nível de segurança e satisfação”.