A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), através de edital, abriu novas oportunidades para a criação de Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas, Agronomia e Veterinária. O objetivo dessas iniciativas é promover o avanço do conhecimento e contribuir com soluções para desafios públicos relevantes.
Chamada para Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs)
Os CCDs são núcleos de pesquisa que receberão financiamento da FAPESP por um período de dois a cinco anos. Esses centros devem envolver parcerias obrigatórias com órgãos públicos, visando a solução de problemas estratégicos enfrentados pelo governo. O prazo para envio das propostas é 31 de março de 2025.
As áreas de pesquisa para os novos CCDs foram definidas a partir de sugestões de 17 entidades públicas, como Prodesp, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Saúde e Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Os temas incluem o uso de inteligência artificial (IA) para melhorar serviços públicos, questões regulatórias em rodovias, reassentamentos urbanos e educação inclusiva, entre outros. Além de gerar avanços no conhecimento, as pesquisas devem resultar em melhorias concretas nas políticas públicas.
As equipes de pesquisa deverão contar com pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa, com a possibilidade de envolver empresas ou organizações não governamentais. Os resultados da seleção serão divulgados em agosto de 2025. O edital completo está disponível em fapesp.br/17328.
Chamada para Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs)
A FAPESP também anunciou uma nova chamada de propostas para a criação de até cinco CEPIDs, que têm como foco a pesquisa fundamental ou aplicada, visando a inovação por meio da transferência de tecnologia. As propostas selecionadas receberão um financiamento de até R$ 10 milhões, com duração inicial de cinco anos, podendo ser renovado por mais dois períodos de três anos.
O prazo para submissão das pré-propostas vai até 29 de abril de 2025. Para serem selecionadas, as propostas devem ser baseadas em planos de pesquisa ousados e originais, com um alto grau de competitividade tanto no âmbito nacional quanto internacional. As metas devem ser claramente definidas, com métricas de acompanhamento e impacto social.
Chamadas iniciada em 2021
O edital faz parte de um ciclo de chamadas iniciado em 2021, que abrange diferentes áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Agronomia e Veterinária, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Economia e Administração. O edital completo está disponível em fapesp.br/17329.
Essas iniciativas da FAPESP visam fortalecer o ecossistema de pesquisa e inovação no estado de São Paulo, apoiando projetos que possam gerar impactos significativos em áreas chave para o desenvolvimento social e econômico.