Só metade dos brasileiros sabe que país vai sediar a COP30, aponta pesquisa

Brasil receberá evento climático global, mas ainda é pouco conhecido pela população

Autor: Redação Revista Amazônia

Em novembro de 2025, o Brasil será palco de um dos eventos mais importantes do debate climático mundial: a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP30. O evento acontecerá em Belém, capital do Pará, marcando a primeira vez que uma conferência do tipo ocorre em uma floresta tropical. Com representantes de mais de 190 países, o fórum é considerado estratégico para decisões globais sobre o clima.

Screenshot 2025 04 04 173550

Apesar da relevância internacional, uma pesquisa revela que apenas 50% da população brasileira tem conhecimento de que o país será o anfitrião do evento. A constatação vem de um levantamento encomendado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), realizado pelo instituto Opinion Box.

Conhecimento maior entre homens, classes altas e moradores do Norte

A pesquisa entrevistou 3.266 brasileiros, com margem de erro de 1,7 ponto percentual e 95% de nível de confiança. Os dados mostram que o grau de conhecimento sobre a realização da COP30 no Brasil varia de acordo com o perfil dos entrevistados.

Entre os homens, 58% disseram estar cientes do evento. O mesmo percentual foi registrado entre pessoas das classes sociais A e B. Já no recorte regional, o Norte do país — onde acontecerá a conferência — aparece com maior índice de reconhecimento: 69% dos moradores da região sabem da realização da COP30.

O estudo recomenda que haja um esforço mais intenso de comunicação nas demais regiões do país, especialmente entre as classes C, D e E, para ampliar o alcance da informação e estimular o engajamento da população.

Amazônia lidera símbolos nacionais para os brasileiros

Quando questionados sobre quais lugares melhor representam o Brasil, os entrevistados apontaram a Amazônia como o principal símbolo nacional, com 53% das respostas. Em seguida aparecem o Rio de Janeiro (36%), praias (33%), São Paulo (30%), o Pantanal (22%), Brasília (16%), cidades do interior (15%) e outros locais (2%).

A identificação com a floresta amazônica reflete não apenas a valorização da biodiversidade, mas também o potencial de imagem do país perante o cenário internacional, principalmente em um evento que tratará diretamente de questões ambientais.

Diversão é a principal imagem do Brasil no exterior

O levantamento também explorou como o Brasil é percebido por outros países. A conclusão é que, para os estrangeiros, o país transmite uma imagem de leveza e entretenimento. O estudo descreve o Brasil como “um amigo animado e divertido, que convida para aventuras na natureza, entre praias e florestas — o amigo de fim de semana, mas ausente nas segundas-feiras”.

Essa percepção positiva é acompanhada por forte interesse internacional na Amazônia: 76% dos estrangeiros dizem querer visitar o Brasil pela floresta, e 75% apontam o desejo de conhecer iniciativas de conservação e proteção ambiental.

Olhar interno: um Brasil doente, mas com chance de recuperação

Ao analisarem o próprio país, os brasileiros revelam uma visão ambígua, dividida entre esperança e frustração. Para 46% dos entrevistados, o Brasil é um país “doente, mas com potencial de cura”. Outros 34% o classificam como “saudável”, enquanto 20% dizem que está “muito doente” e 3% acreditam que “não tem mais salvação”.

Questionados sobre os sentimentos que nutrem em relação ao Brasil, 45% dizem sentir esperança, 34% apontam frustração, 25% tristeza, 25% vergonha, 12% orgulho, 11% alegria e 7% indiferença.

Desejo por um Brasil mais eficiente e justo

Apesar dos desafios e sentimentos negativos, há um desejo coletivo por transformação. Para 44% dos brasileiros, o país é visto como trabalhador, e há expectativa de que, no futuro, o Brasil seja reconhecido por sua justiça, eficiência e competência.

Com a proximidade da COP30, o estudo deixa claro que é necessário fortalecer o diálogo com a população e reforçar o papel do Brasil no cenário climático global — não apenas como anfitrião do evento, mas como líder em soluções sustentáveis.


Grupo de WhatsApp

Receba notícias diretamente no seu WhatsApp, sem a necessidade de procurar em vários sites ou aplicativos. Com o nosso grupo de WhatsApp, ficar informado nunca foi tão fácil!

Para se juntar ao nosso grupo, basta clicar aqui.

 

Canal de WhatsApp

Receba notícias diretamente no seu WhatsApp, sem a necessidade de procurar em vários sites ou aplicativos. Com o nosso canal de WhatsApp, ficar informado nunca foi tão fácil!

Para se juntar ao nosso Canal, basta clicar aqui.

Edição atual da Revista Amazônia

Assine para receber nossas noticia no seu e-mail

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp