Programa que busca estimular a vocação científica entre alunos de graduação lança edital

Autor: Redação Revista Amazônia

A FAPESP e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) anunciam o lançamento de uma nova chamada de propostas do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL).

O objetivo é permitir que estudantes de graduação estagiem em instituição de pesquisa, sendo recebidos por pesquisadores membros titulares da ABC. O estudante deverá ter contato com um projeto científico em andamento e deverá ajudar em sua execução.

Os recursos da chamada serão destinados a dois grupos. Para o primeiro, serão concedidas 25 bolsas na modalidade Estímulo a Vocações Científicas (EVC), de até R$ 20 mil cada uma, para alunos do Estado de São Paulo em visita a instituições de ensino e pesquisa de outros Estados brasileiros. Outras 25 bolsas na modalidade EVC, no mesmo valor, serão destinadas a alunos de outros Estados em visita a instituições de ensino e pesquisa paulistas.

Caso a cota destinada a cada grupo não seja atingida, ela poderá ser utilizada pelo outro grupo.

Cada bolsa na modalidade EVC compreende recursos para a manutenção do aluno e para a realização do projeto, que serão concedidos como material de consumo e serviços de terceiros.

Todos os membros titulares da ABC interessados em receber bolsistas EVC do programa PAPL deverão estar cadastrados no Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP.

O período da visita para a realização das atividades deverá ocorrer entre 4 de janeiro e 29 de março de 2024. A duração da visita deverá ser de 35 a 50 dias.

A chamada de propostas está publicada em: fapesp.br/vocacoes.


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária