LATAM Cargo amplia operações no Norte do Brasil

Autor: Redação Revista Amazônia

 

A LATAM Cargo, unidade de transporte de cargas do Grupo LATAM, anunciou recentemente investimentos significativos na Região Norte do Brasil. A partir de abril, a empresa iniciará a operação da nova rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus, com uma frequência semanal, utilizando aeronaves cargueiras Boeing 767-300F, capazes de transportar mais de 50 toneladas. Isso resultará na duplicação da capacidade de transporte para a capital paraense, já que atualmente a empresa realiza o transporte de cargas para/de Belém exclusivamente nos compartimentos das aeronaves de passageiros. Adicionalmente, a LATAM Cargo aumentará de seis para nove as frequências cargueiras semanais para Manaus a partir de março, sendo sete frequências originadas de Guarulhos e duas de Viracopos. Isso representa um aumento de 30% na capacidade (em quilos) em relação ao ano anterior.

Esses investimentos refletem o compromisso da LATAM Cargo com seus clientes e com a Região Norte, um mercado doméstico importante para a importação e exportação de cargas do Brasil. “É muito gratificante anunciar essa nova rota conectando Belém à nossa malha cargueira e o aumento de voos para Manaus. A Região Norte desempenha um papel fundamental no movimento de cargas dentro do Brasil e esses investimentos reforçam que a LATAM Cargo está atenta ao mercado e sempre disposta a investir de forma estratégica e sustentável”, afirma Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo no Brasil.

A expansão da conectividade da LATAM Cargo em Belém agiliza e dinamiza o transporte de fármacos, autopeças, alimentos perecíveis e produtos de e-commerce entre São Paulo e a capital paraense. Além disso, permite o transporte de cargas como cosméticos, alimentos perecíveis e pescados entre Belém e Manaus.

Investimentos da LATAM Cargo em Belém

Atualmente, a LATAM Cargo detém 27% do mercado de cargas aéreas da capital paraense em voos domésticos e internacionais, de acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Em 2023, foram movimentadas mais de 4 mil toneladas de cargas pela LATAM no Pará, em voos domésticos e internacionais.

Investimentos da LATAM Cargo em Manaus

Em Manaus, a LATAM Cargo detém atualmente 39% do mercado de cargas aéreas da capital amazonense em voos domésticos e internacionais, segundo a ANAC. Em 2023, foram movimentadas mais de 40 mil toneladas de cargas pela LATAM no Amazonas, em voos domésticos e internacionais.

As cargas enviadas para Manaus são compostas por commodities que alimentam a indústria da Zona Franca (peças, maquinários, lingotes de aço prata, etc); alimentos perecíveis congelados e frescos (alface, morango, brócolis e peixes); têxteis (tecidos, calçados e vestuário), dentre outros.

Já as cargas que partem de Manaus são compostas por produtos produzidos com os próprios insumos que, muitas vezes, a própria LATAM Cargo transportou para Manaus, como eletrônicos (celulares, relógios, etc); baterias; medicamentos e peças prontas para maquinários.

LATAM Cargo: Flexibilidade, Confiabilidade e Compromisso

Além de contar com toda a frota e malha da LATAM Brasil, a LATAM Cargo opera atualmente 166 destinos em 33 países, sendo 18 deles exclusivos para cargas. Especificamente no Brasil, atende 49 destinos e conecta o País com outros 19 no exterior. Em todo o mundo, as subsidiárias de carga do grupo LATAM operam hoje uma frota de 20 aeronaves cargueiras dos modelos Boeing 767-300F e Boeing 767-300BCF.

Em 2024, vale destacar, a operação brasileira da LATAM deve crescer de 7% a 9% em ASK (Assentos-Quilômetros Oferecidos), o que também reflete no aumento da capacidade para o transporte de cargas nos compartimentos inferiores das aeronaves no mercado doméstico.

Exemplo disso é o reforço na malha aérea de voos de passageiros nas rotas Belém-Macapá (de 4 para 7 voos semanais) e Brasília-Rio Branco (de 7 para 11 voos semanais); a operação nas rotas Guarulhos-Cuiabá (quatro vezes ao dia) e Guarulhos-Campo Grande (três vezes ao dia); os novos voos e/ou reforços entre o Galeão e Recife, Manaus, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e, agora São Luís, além da operação realizada três vezes na semana na rota Guarulhos-Fortaleza com aeronaves Wide Body (dois corredores). Todos esses esforços têm ajudado a fortalecer ainda mais a movimentação de cargas pela LATAM Cargo em regiões de grande importância para a exportação e importação no Brasil.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.


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