Edital com UE para pesquisa em ciência e engenharia de materiais

Autor: Redação Revista Amazônia

 

Em mais uma iniciativa conjunta, a FAPESP e a M-ERA.NET, rede da União Europeia voltada para o fomento à pesquisa em ciências e engenharia de materiais, lançam uma chamada inovadora para propostas de pesquisa colaborativa.

engenharia de materiaisEsta décima oportunidade de colaboração entre as duas instituições desde a assinatura do acordo de cooperação científica em 2015 visa estimular projetos transnacionais ambiciosos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. O consórcio M-ERA.NET tem como foco o financiamento de projetos de alto risco e transnacionais, buscando impulsionar descobertas e inovações em diversas áreas dos materiais.

A nova chamada abrange uma ampla gama de temas, incluindo materiais para baterias, tecnologias energéticas com baixo teor de carbono e soluções inovadoras para desafios ambientais. Com seis temas principais, como “Materiais avançados sustentáveis para energia” e “Materiais de nova geração para eletrônica avançada”, a chamada visa atrair propostas que possam revolucionar diferentes setores por meio de avanços materiais.

Para participar, os pesquisadores afiliados a instituições de ensino superior ou pesquisa no Estado de São Paulo podem formar consórcios com colegas de pelo menos três países diferentes participantes da chamada. As propostas selecionadas receberão apoio da FAPESP, com um máximo de R$ 150 mil anuais por projeto, seguindo as normas do Auxílio à Pesquisa Regular.

As pré-propostas estão abertas até 14 de maio, com os pesquisadores sendo convidados a enviar propostas completas até 20 de novembro, caso suas pré-propostas sejam aceitas. As instruções detalhadas estão disponíveis no site da FAPESP (fapesp.br/16648) e na plataforma do M-ERA.NET.

Esta chamada representa mais um passo significativo na promoção da colaboração internacional em pesquisa e desenvolvimento de materiais, oferecendo oportunidades emocionantes para cientistas e engenheiros explorarem novas fronteiras e impulsionarem a inovação global.


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária