Relatório de sustentabilidade 2023
A Azul Linhas Aéreas apresentou seu Relatório de Sustentabilidade de 2023, reafirmando seu compromisso de ser a melhor companhia aérea para o mundo. O relatório detalha as decisões, ações e resultados que impulsionaram o plano estratégico de ESG da empresa no último ano, solidificando o reconhecimento da ANAC como a companhia aérea mais sustentável do Brasil.
Conquistas e Reconhecimentos
O documento, auditado por uma entidade independente e disponível em português e inglês no site de Relações com Investidores da Azul, celebra um ano de marcos significativos. Em seu 15º aniversário, a Azul transportou 30 milhões de clientes e se destacou como a única companhia aérea da América Latina a ter suas metas de descarbonização de médio prazo, alinhadas ao Acordo de Paris, aprovadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi). Esta iniciativa da ONU supervisiona e mobiliza empresas globalmente para garantir que suas metas ambientais sejam baseadas na ciência.
Inclusão em Índices de Sustentabilidade
A Azul foi incluída, pelo terceiro ano consecutivo, no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores B3 (ISE B3) e também faz parte do Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3), que avalia a eficiência das empresas na emissão de gases de efeito estufa.
Decisões Estratégicas
O relatório destaca decisões estratégicas que impactaram positivamente o plano ESG da Azul. O CEO John Rodgerson sublinhou a importância da reestruturação financeira, que incluiu a renegociação de dívidas e a emissão de títulos, fortalecendo a saúde financeira da empresa e posicionando-a para o crescimento futuro e sustentabilidade a longo prazo.
Foco no Social
O relatório enfatiza o componente social das iniciativas ESG da Azul. Em 2023, a companhia promoveu 2.298 funcionários, atraiu 30 mil candidatos para seu programa de estágio, alcançou 87% de satisfação em pesquisas de clima organizacional, e aumentou sua equipe de voluntários para mais de 6 mil, que participaram de 700 ações beneficiando mais de 50 mil pessoas. A Azul também contratou mais de 3.000 novos funcionários.
Movimento ARA e Sustentabilidade na Amazônia
Um destaque especial do relatório é o Movimento ARA – Todas as Amazônias sob o Mesmo Céu Azul. Aproveitando sua presença na região Norte, com 115 voos semanais para 43 destinos e a atuação da Azul Cargo Express, a companhia impulsiona o empreendedorismo e o desenvolvimento de negócios na Amazônia. Em 2023, 30 empreendedores locais foram beneficiados com o transporte de mais de 16 toneladas de produtos amazônicos para os principais centros comerciais do Brasil, a preços de custo. Isso inclui produtos como tucupi engarrafado da marca Manioca e doces da Cacauway, garantindo que cheguem rapidamente ao destino para preservar sua qualidade.
Compromisso com o Crescimento Sustentável
Jason Ward, vice-presidente de Clientes, Pessoas e ESG, afirmou que a Azul sempre acreditou que o investimento em pessoas é crucial para um crescimento sustentável. “Queremos manter essa visão em nosso plano de ESG, que é apoiado e seguido por todas as áreas da companhia. O Movimento ARA é apenas um exemplo do que é possível, mas nosso objetivo é levar essa solução para todos os territórios do Brasil”, concluiu Ward.
Sobre a Azul
A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de partidas e cidades atendidas, oferecendo 1.000 voos diários para mais de 160 destinos. Com uma frota de mais de 180 aeronaves e mais de 16 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 300 rotas diretas. A Azul foi reconhecida pela Cirium como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023 e premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor em 2020. Para mais informações, acesse o site da Azul.