A Maya está no centro sorrindo e apontando para o lado direito. Ao lado dela estão algumas fotos suspensas com caixas de texto ao redor delas.

A Maya está no centro sorrindo e apontando para o lado direito. Ao lado dela estão algumas fotos suspensas com caixas de texto ao redor delas.O #PraCegoVer, uma hashtag educativa, destaca a presença dessas pessoas nas redes sociais, promovendo a cultura da Inclusão Digital.

Hoje, no Brasil, 7 milhões de pessoas têm deficiência visual. Elas consomem, passeiam, vão ao médico, à escola e estão online, utilizando leitores de tela.

wp-image-7846Criada em 2012 por Patrícia Braille, essa iniciativa se tornou crucial para conscientizar sobre a inclusão digital. A #ParaTodosVerem também surge, ampliando a abrangência.

Para adotar a #PraCegoVer, é essencial entender as audiodescrições e textos alternativos. A inclusão da hashtag nas postagens destaca o comprometimento com a causa.

Inclusão Digital

Apesar de sua relevância, a #PraCegoVer não substitui o texto alternativo. Use-a quando plataformas não oferecerem essa opção ou para chamar a atenção sobre a Acessibilidade Digital.

Uma boa descrição alternativa segue uma sequência lógica e destaca elementos essenciais. Em redes como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, adicionar texto alternativo é simples e eficaz.

Ao publicar vídeos, a hashtag é bem-vinda. Em redes sem texto alternativo, a #PraCegoVer e #ParaTodosVerem destacam a falta do recurso, promovendo conscientização.

O projeto #PraCegoVer transformou comportamentos, influenciando empresas. Comece hoje a adotar descrições alternativas em suas publicações e faça a diferença.