Bridgestone firma parceria para criar ecossistema circular para pneus

Autor: Redação Revista Amazônia

Parceria para estabelecer um ecossistema circular

A filial europeia da maior empresa de pneus e borracha do mundo firmou um acordo de parceria com a empresa de tecnologia Grupo BB&G e a gigante química italiana Versalis, com o objetivo de estabelecer um ecossistema circular para transformar pneus fora de uso (end-of-life tires – ELTs) em novos pneus, criando um modelo escalável e cada vez mais sustentável para a cadeia de suprimentos.

De acordo com o Projeto da Indústria de Pneus do WBCSD, cerca de um bilhão de pneus chegam ao fim de sua vida útil a cada ano, e os ELTs representam quase 2% do total de resíduos globais, gerando riscos ambientais e à saúde devido à gestão inadequada. A Bridgestone, BB&G e Versalis estão buscando soluções mais responsáveis ambientalmente para maximizar o ciclo de vida completo dos pneus.

“Na Bridgestone, estabelecemos a meta de trabalhar com 100% de materiais sustentáveis até 2050, e a reciclagem e reutilização de produtos é uma parte importante disso”, afirmou Laurent Dartoux, Presidente do Grupo Bridgestone EMEA e Líder da Iniciativa Global de Sustentabilidade da Bridgestone Corporation. “A parceria com o Grupo BB&G e a Versalis para pesquisar, implementar e superar o desafio da reciclagem de pneus contribuirá para essa meta. A colaboração também apoia o compromisso corporativo E8 da Bridgestone, além da nossa iniciativa global EVERTIRE, que se concentra na cocriação de novas formas ambientalmente responsáveis de maximizar o ciclo de vida completo de nossos pneus.”

Essa nova colaboração europeia é uma extensão da parceria da Bridgestone Americas com a líder em captura e transformação de carbono (CCT) LanzaTech, com o objetivo de desenvolver um modelo de negócios baseado na gestão de resíduos pós-consumo de pneus fora de uso, aumentando a adoção de produtos químicos de origem sustentável para aplicações comerciais e reduzindo a dependência de matérias-primas fósseis virgens para permitir uma verdadeira circularidade dos pneus fora de uso nos Estados Unidos.

Por meio da parceria com a BB&G e a Versalis, os ELTs serão transformados através do processo termomecânico de pirólise da BB&G em óleo de pirólise de pneu (TPO), que será utilizado para criar elastômeros de alta qualidade, comparáveis aos obtidos a partir de matérias-primas tradicionais para a produção de novos pneus. A colaboração entre as três empresas visa impulsionar o desenvolvimento da tecnologia de pirólise e do TPO, além de expandir a disponibilidade desses polímeros como um recurso valioso e circular para novos pneus.

A BB&G, que construiu e operou duas gerações de plantas-piloto nos últimos 10 anos, recentemente comissionou sua primeira planta de produção comercial de pirólise de pneus em Fátima, Portugal, para validar a viabilidade e qualidade dos produtos do processo. Nos próximos meses, o primeiro lote de óleo da BB&G será enviado para as plantas da Versalis para fabricar os elastômeros circulares que a Bridgestone usará na criação de um primeiro lote de pneus no início de 2025. A planta comercial da BB&G ajudará a melhorar o ecossistema circular de pneus e desempenhará um papel crucial na facilitação da circularidade global de pneus.

A Versalis, subsidiária integral da supermajor italiana de petróleo Eni, vem desenvolvendo tecnologias e processos circulares por meio da reciclagem de polímeros, incluindo reciclagem mecânica e química complementares. A empresa também está envolvida na diversificação de matérias-primas, utilizando tanto fontes renováveis quanto materiais secundários. Com essa colaboração, a Versalis integrará o óleo de pirólise da BB&G em sua própria cadeia de suprimentos, expandindo assim sua linha de produtos Balance®, certificada pela ISCC PLUS. A Bridgestone, por sua vez, poderá transformar esses elastômeros em pneus com um percentual aprimorado de borracha obtida a partir de material secundário.

Como parte da parceria, as três empresas trabalharão juntas para pesquisar e implementar as melhores soluções técnicas, a fim de estabelecer um ecossistema bem-sucedido para a reciclagem futura de pneus fora de uso em larga escala.

“Esta parceria estratégica com a Bridgestone e a Versalis é um grande passo em direção à concretização do nosso objetivo visionário de acelerar a reciclagem de pneus em todo o mundo”, afirmou Germano Carreira, CEO do Grupo BB&G. “Ela confirma o valor da nossa tecnologia patenteada e reconhece a persistência que nos trouxe a este ponto crucial, permitindo expandir nossa tecnologia para diferentes regiões. Essa colaboração não é apenas sobre o avanço de nossos produtos; é um esforço conjunto para aumentar a circularidade na indústria, alinhando-se aos objetivos globais de sustentabilidade.”


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária