Governo defende uso de combustíveis fósseis para financiar transição energética no Brasil

Autor: Redação Revista Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (24), que o Brasil não pode abrir mão dos combustíveis fósseis no curto prazo, uma vez que os recursos gerados por eles são essenciais para financiar a transição energética no país. A declaração foi feita durante a cerimônia de assinatura de um contrato da Transpetro, subsidiária da Petrobras, com um consórcio formado pelos estaleiros Rio Grande e Mac Laren, em Rio Grande (RS).

54348427916 0868b024b6 o 2
Imagem: Ricardo Stuckert/PR

Recursos da Petrobras destinada a fontes renováveis

“Eu sou contra o combustível fóssil quando pudermos prescindir dele. Enquanto não for possível, precisamos utilizá-lo, porque é o dinheiro da Petrobras que vai nos ajudar a fazer a revolução na transição energética. É com o dinheiro do petróleo que vamos conseguir investir em biocombustíveis, etanol, hidrogênio verde e outras fontes renováveis”, explicou Lula.

O presidente destacou ainda o papel estratégico da Petrobras para o desenvolvimento do país. “Temos uma empresa como a Petrobras que não fica atrás de ninguém em inteligência e tecnologia para prospecção de petróleo em águas profundas. É uma empresa que quase não registra incidentes. Por que não aproveitamos essa expertise para transformá-la na maior empresa de petróleo do mundo?”, questionou. Ele ressaltou que, sem a Petrobras, o Brasil seria um importador de petróleo, o que impactaria negativamente a economia nacional.

Debate sobre exploração na Bacia da Foz do Amazonas

Recentemente, Lula manifestou apoio à autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que a Petrobras possa perfurar poços na Bacia da Foz do Amazonas, localizada na Margem Equatorial, no litoral do Amapá. A região é considerada promissora para a descoberta de novas reservas de petróleo, mas a exploração tem sido alvo de críticas de ambientalistas, que alertam para possíveis danos ao ecossistema local.

O presidente defendeu que a exploração seja feita com responsabilidade, garantindo que os impactos ambientais sejam minimizados. “Precisamos equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. A Petrobras tem tecnologia para explorar petróleo de forma segura e sustentável”, afirmou.

margem equatorial copy1 2
Arte Petrobras/Divulgação

Investimentos em energia renovável

Lula reforçou que os recursos obtidos com a exploração de petróleo serão fundamentais para impulsionar investimentos em fontes de energia renovável, como biocombustíveis, etanol e hidrogênio verde. Ele destacou que o Brasil tem potencial para se tornar uma referência global em energia limpa, mas que isso depende de investimentos robustos, que podem ser financiados pelos lucros gerados pelos combustíveis fósseis.

“Não podemos negar a importância do petróleo no momento atual, mas precisamos olhar para o futuro. A transição energética é inevitável, e o Brasil tem todas as condições de liderar esse processo”, concluiu o presidente.

Nova fase para a Transpetro

A cerimônia em Rio Grande (RS) marcou o início de uma nova fase para a Transpetro, com a assinatura de contratos que visam modernizar a infraestrutura logística da empresa. O evento contou com a presença de autoridades locais e representantes do setor energético, que celebraram a iniciativa como um passo importante para o fortalecimento da indústria nacional.


Edição atual da Revista Amazônia

Assine para receber nossas noticia no seu e-mail

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp