Concurso: CPNU Terá Provas em Nove Cidades do Amazonas

Autor: Redação Revista Amazônia

O prazo para inscrições no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) encerra-se nesta sexta-feira (9), com 1,5 milhão de inscritos até o momento. As taxas de inscrição são de R$ 90 para cargos de nível superior e R$ 60 para cargos de nível médio. O CPNU oferece 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. As provas serão realizadas simultaneamente em 220 cidades.

No Amazonas, as provas serão aplicadas em nove cidades: Coari, Itacoatiara, Lábrea, Manaus, Manicoré, Parintins, São Gabriel Da Cachoeira, Tabatinga e Tefé. Existem cargos disponíveis para diversas regiões do Brasil.

Vagas Disponíveis

As vagas disponíveis para o estado incluem cargos como analista administrativo, analista em reforma e desenvolvimento agrário e engenheiro agrônomo para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); diversas especialidades de analista em Ciência e Tecnologia para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e várias posições para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

O CPNU é um modelo inovador de seleção de servidores públicos federais, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Este novo modelo permite a realização conjunta de concursos públicos para preenchimento de cargos efetivos em órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

Inscrições

Para se inscrever, os candidatos devem acessar a página do GOV܂BR, fazer login e seguir as instruções fornecidas. No momento da inscrição, o candidato escolhe entre as carreiras, que estão divididas em oito blocos temáticos.

O CPNU permite a inscrição para mais de um cargo dentro do mesmo bloco temático, com o pagamento de uma única taxa de inscrição. Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deve classificar as vagas de interesse por ordem de preferência.

Os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações serão divulgados em 3 de junho. O resultado final será anunciado em 30 de julho. Em 5 de agosto, começará a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.

O objetivo do CPNU é promover a igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos. A prova será realizada no dia 5 de maio. O MGI destaca que a realização do concurso é um dos instrumentos para a reconstrução do Estado brasileiro, promovendo a recuperação das capacidades governamentais. O concurso, que é descentralizado e democrático, também visa à construção de um serviço público que reflita a diversidade do Brasil.


Grupo de WhatsApp

Receba notícias diretamente no seu WhatsApp, sem a necessidade de procurar em vários sites ou aplicativos. Com o nosso grupo de WhatsApp, ficar informado nunca foi tão fácil!

Para se juntar ao nosso grupo, basta clicar aqui.

 

Canal de WhatsApp

Receba notícias diretamente no seu WhatsApp, sem a necessidade de procurar em vários sites ou aplicativos. Com o nosso canal de WhatsApp, ficar informado nunca foi tão fácil!

Para se juntar ao nosso Canal, basta clicar aqui.

Edição atual da Revista Amazônia

Assine para receber nossas noticia no seu e-mail

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp