No decorrer de apenas um ano, a Connecting Food, pioneira foodtech brasileira dedicada a resgatar alimentos que seriam descartados por empresas, mas que ainda estão em condições ideais para consumo, impactou positivamente a região Norte do Brasil. Em 2023, a empresa distribuiu aproximadamente 90 toneladas de alimentos nessa área, resultando em mais de 167 mil refeições servidas para brasileiros em situação de vulnerabilidade social.
Ao analisar os estados nortistas que mais se beneficiaram dessas doações, destaca-se o Pará, onde cerca de 37 toneladas de alimentos foram redistribuídas, seguido pelo Tocantins e Amazonas, ambos com 16 toneladas cada. Somente no último mês de dezembro, a entrega de excedentes de frutas, legumes e verduras permitiu a complementação de mais de 15 mil refeições nas organizações sociais locais.
Essa iniciativa não seria possível sem a colaboração de importantes players da indústria e varejo de alimentos, como GPA, Assaí Atacadista, Nestlé e Danone, que se uniram à Connecting Food desde 2019 para combater o desperdício alimentar. Juntos, já contribuíram com a doação de 14 mil toneladas de alimentos, impactando positivamente mais de 25 milhões de refeições em 550 organizações sociais em todo o Brasil.
Alcione Pereira, CEO e fundadora da Connecting Food, destaca a urgência em abordar as questões da fome e do desperdício de alimentos, especialmente diante dos dados alarmantes sobre insegurança alimentar no país. Com mais de 60 milhões de brasileiros enfrentando algum nível de insegurança alimentar, e quase um quarto desse número sofrendo de fome, Pereira ressalta a importância de as empresas abordarem essa problemática com seriedade e comprometimento.
Fundada em 2016 pela engenheira de alimentos Alcione Pereira, a Connecting Food tem se destacado como uma líder no segmento de alimentos sustentáveis. Atualmente, atende mais de 550 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em todas as unidades federativas do Brasil. Com um histórico impressionante de redistribuição de alimentos, que já totaliza 14 mil toneladas, a empresa continua sua missão de garantir que alimentos perfeitamente consumíveis não sejam desperdiçados, mas sim direcionados para aqueles que mais precisam. Entre seus clientes estão grandes empresas como GPA, iFood, Assaí Atacadista, Proença Supermercados, Nestlé, Bauducco e Danone. Saiba mais sobre a Connecting Food e seu impacto transformador clicando aqui.