Eclipse solar total ocorrerá no dia 8 de abril

Um evento celestial tão esperado está prestes a acontecer: um eclipse solar total, marcado para o dia 8 de abril. Como sempre, esse fenômeno astronômico desperta a curiosidade e as expectativas de pessoas ao redor do mundo.

No entanto, como sabemos, nem sempre é possível testemunhar esses eventos devido a restrições geográficas, horários inconvenientes ou condições climáticas desfavoráveis.

Por aqui, muitos estão ansiosos para saber se o eclipse solar será visível no Brasil, já se preparando com os óculos especiais de proteção.

Entretanto, lamentavelmente, o eclipse do dia 8 de abril não será visível no Brasil, pois estará confinado à América do Norte. Contudo, existem outras maneiras de acompanhar esse fenômeno fascinante.

Onde ocorrerá o eclipse do dia 8 de abril?
O eclipse solar total terá início na costa do México, às 16h (horário de Brasília), e se encerrará na costa leste do Canadá, por volta das 17h (horário de Brasília).

Para aqueles que não estão na América do Norte, será possível acompanhar o evento pela internet.

A NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) realizará diversas transmissões ao vivo do eclipse solar.

Quando será o próximo eclipse solar no Brasil?
Para os brasileiros, o próximo eclipse solar está previsto para o dia 2 de outubro de 2024.

Como assistir ao eclipse solar do dia 8?
Para assistir à transmissão do eclipse, basta acessar os links disponibilizados pela NASA.

Para a transmissão original, em inglês, clique aqui. Se preferir a transmissão em espanhol do eclipse solar total, clique neste outro link.

Lançamento de foguetes
Além de transmitir o eclipse solar total no dia 8 de abril, a NASA também realizará transmissões ao vivo do lançamento de três sondas que serão utilizadas para observar o evento.

O objetivo é estudar como a atmosfera é afetada pelo eclipse solar, quando há uma diminuição abrupta da luz solar que atinge a superfície da Terra.

Os foguetes serão lançados entre 15h40 e 17h05 (horário de Brasília), com previsão de decolagens em intervalos de 45 minutos.

Para acompanhar o lançamento das sondas da NASA no dia do eclipse solar total, basta acessar o link da transmissão da agência pelo YouTube.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas