Estudantes de Marituba criam jogo educativo que une tecnologia, inclusão e sustentabilidade na Amazônia

Autor: Redação Revista Amazônia

Na Escola Estadual Santa Tereza D’Ávila, localizada em Marituba, seis estudantes do ensino médio estão revolucionando a maneira como a comunidade escolar se conecta com os temas ambientais. Inspirados na COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que ocorrerá em Belém em 2025, eles desenvolveram o Trilha Maker COP 30, um jogo educativo de baixo custo que alia sustentabilidade, inclusão, tecnologia e cultura.

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Projeto

O projeto nasceu da necessidade de criar atividades interativas e acessíveis dentro da escola, onde há poucos recursos voltados à educação ambiental. Sob a orientação do professor Charles Ruan, os estudantes exploraram soluções inovadoras para envolver toda a comunidade escolar, incluindo alunos da educação especial.

Trilha Maker COP 30

Screenshot 2025 02 04 115310O Trilha Maker COP 30 consiste em um conjunto de jogos que estimulam a aprendizagem de forma lúdica e interativa. Entre os elementos, destacam-se um dado digital, um jogo da memória e um labirinto elétrico, todos projetados com conceitos de robótica educacional. A proposta não apenas ensina sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mas também resgata a cultura local ao destacar pontos turísticos de Belém.

“Queríamos algo que chamasse a atenção para as questões ambientais e culturais de forma divertida e acessível para todos”, explica Maria Luyza, uma das idealizadoras do projeto. “Percebemos que nossa escola carecia de iniciativas nesse sentido e decidimos agir.”

A pesquisa de campo revelou que tanto os alunos regulares quanto os da educação especial ansiavam por atividades práticas que tornassem o aprendizado mais dinâmico. O resultado foi um jogo que estimula a coordenação motora, o raciocínio lógico e a memória visual e auditiva, promovendo inclusão e aprendizado simultaneamente.

Impacto positivo

“O Trilha Maker COP 30 mostra como diferentes áreas do conhecimento podem se unir para criar impacto positivo”, destaca o professor Charles Ruan. “Esse projeto é uma ferramenta poderosa para aproximar os jovens das questões climáticas de uma forma que realmente faz diferença.”

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Os alunos já vislumbram novas oportunidades para expandir o projeto. Com o sucesso dentro da escola, eles agora sonham em apresentá-lo em feiras de tecnologia e eventos ligados à sustentabilidade. Quem sabe, até mesmo na própria COP 30 em 2025?

 

O time por trás dessa iniciativa inovadora é formado por Maria Luyza, Clarisse Veras, Kesia Damasceno, Deiziane Sousa, Matheus Neves e Jair Barbosa, sob a orientação do professor Charles Ruan. Juntos, eles provaram que a educação, quando aliada à criatividade e à tecnologia, pode transformar realidades e construir um futuro mais sustentável.

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Alunos responsáveis:

Maria Luyza 

Clarisse Veras

Kesia Damasceno

Deiziane Sousa 

Matheus Neves

Jair Barbosa 

Professor Responsável:

Charles Ruan

Escola:

SantaTereza D’Ávila (Marituba-PA)


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