Fabricantes de baterias e empresas de energia elétrica enviaram hoje (4 de julho) uma carta aos legisladores da União Europeia (UE), intimando-os a não retirar a proibição de carros a combustão até 2035 e, em vez disso, direcionar esforços para o ecossistema de mobilidade elétrica da Europa e tornar a indústria da UE competitiva.
A carta, assinada por nove entidades, incluindo Eurelectric, Eurocities, a International Copper Association Europe e Transport & Environment (T&E), foi uma resposta a um documento preliminar do Partido Popular Europeu (PPE) que sugeria enfraquecer o plano do bloco de eliminar gradualmente os veículos com motor de combustão interna (ICE).
Liderada pela Eurelectric, uma associação com sede em Bruxelas que representa a indústria de eletricidade europeia, a carta argumenta que abandonar tais ambições atrasará os esforços de descarbonização sob as metas climáticas da Europa e prejudicará investimentos de longo prazo em mobilidade elétrica, com impacto direto na saúde pública e no meio ambiente. “Qualquer reabertura ou enfraquecimento desses padrões [lei da UE para eliminar gradualmente os veículos ICE] penalizaria esses esforços e desviaria os investidores de investir na mobilidade elétrica europeia”, dizia a carta. “Pedimos que vocês priorizem a competitividade industrial de longo prazo nos próximos cinco anos para que a UE implemente o Green Deal.”
Embora a formação de grupos ainda esteja em andamento, o centrista PPE será a principal força no próximo ciclo do Parlamento Europeu e seu líder verde, Peter Liese, um veterano eurodeputado alemão recentemente reeleito, está disposto a manter as metas climáticas, mas quer eliminar burocracias, incluindo “melhorar a legislação” sobre os limites de emissões de CO2 dos carros, conforme relatado pela Euronews.
O grupo centrista quer “revisar as regras de redução de CO2” para novos carros e vans adotadas em abril pelos países da UE para “permitir o uso de combustíveis alternativos de emissão zero” além de 2035, revelou um documento preliminar da convenção do grupo PPE em Portugal nesta semana. Esses combustíveis podem variar de biometano a hidrogênio, amônia ou biocombustíveis.
Ivan-Asen Ivanov, responsável pela política energética da Eurelectric, vê os planos do PPE como um “desenvolvimento perigoso” para a transição de transporte limpo da UE e “uma ameaça à estabilidade legislativa”.