Governo destaca relevância da vacina contra covid em crianças

Autor: Redação Revista Amazônia

Vacinação infantil contra a covid

O Ministério da Saúde reiterou, nesta terça-feira (4), a importância da vacinação contra a covid-19 para crianças, em uma tentativa de impedir a aprovação de um projeto de decreto legislativo na Câmara dos Deputados que visa excluir essa vacina do calendário infantil.

governo
Ministério da Saúde

A proposta, apresentada pela deputada Julia Zanatta (PL/SC), busca retirar a vacina contra a covid-19 do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a 5 anos. Desde o início do ano, todas as crianças nessa faixa etária devem receber duas doses da vacina como parte do esquema básico de imunização.

A inclusão da vacina contra a covid-19 no calendário infantil foi baseada em evidências científicas internacionais e em dados epidemiológicos que mostram a evolução dos casos e óbitos pela doença no Brasil nos últimos anos, segundo o Ministério da Saúde.

Além disso, o novo esquema de vacinação contra a covid-19 recomenda doses semestrais ou anuais para grupos prioritários, como idosos e pessoas com comorbidades.

Sociedade Brasileira de Infectologia

Sérgio Cimerman, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, enfatiza a importância de manter o cartão de vacinação atualizado. “Minimizar hospitalizações e, consequentemente, a mortalidade. Com isso, mesmo que a covid ocorra, será de forma leve, transitória e sem sintomas graves. A vacinação também ajuda a prevenir a síndrome pós-covid”, explicou Cimerman.

Recentemente, o Programa Nacional de Imunizações iniciou a distribuição da vacina monovalente atualizada, eficaz contra a variante XBB, atualmente a mais infecciosa. No entanto, não está prevista uma nova dose de reforço para o público geral. Cimerman destaca que a vacinação neste momento é direcionada aos mais vulneráveis. “Não há doses suficientes para toda a população. Devemos entender que a distribuição é mundial e, inicialmente, priorizar os vulneráveis, garantindo a efetividade adequada para esse grupo antes de expandir a produção para todos”, disse ele.

O Ministério da Saúde lembra que a inclusão da vacina no calendário básico do SUS teve apoio de entidades como a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

A vacinação infantil também conta com aprovações regulatórias internacionais de instituições como a Organização Mundial da Saúde e o Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças.


Grupo de WhatsApp

Receba notícias diretamente no seu WhatsApp, sem a necessidade de procurar em vários sites ou aplicativos. Com o nosso grupo de WhatsApp, ficar informado nunca foi tão fácil!

Para se juntar ao nosso grupo, basta clicar aqui.

 

Canal de WhatsApp

Receba notícias diretamente no seu WhatsApp, sem a necessidade de procurar em vários sites ou aplicativos. Com o nosso canal de WhatsApp, ficar informado nunca foi tão fácil!

Para se juntar ao nosso Canal, basta clicar aqui.

Edição atual da Revista Amazônia

Assine para receber nossas noticia no seu e-mail

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp