Comer um cachorro-quente pode tirar 36 minutos da sua vida, sugere estudo


A vida parece bem mais saborosa quando um hot dog está envolvido no lanche. Mas será que essa iguaria pode estar encurtando sua vida? Um novo estudo sugere que sim.

hot

Avaliação da pesquisa

Uma pesquisa da Universidade de Michigan indica que comer um hot dog pode reduzir sua vida em 36 minutos. O estudo avaliou mais de 5.800 alimentos, classificando-os com base no impacto que têm na saúde humana e no risco de doenças.

Um hot dog de carne bovina no pão foi associado à perda de 36 minutos de vida, “principalmente devido ao efeito prejudicial da carne processada”, segundo o estudo.

Se essa notícia já é estressante, imagine o que o lendário comedor profissional Joey Chestnut deve estar pensando. “Ele precisa se preocupar com o fato de que todos esses hot dogs estão tirando anos da sua vida? Questionamento feito à nutricionista Christy Brissette.

Repensar no consumo

“Se você está comendo hot dogs no estilo Joey, talvez seja um bom momento para repensar e diminuir um pouco”, disse Brissette. “Mas se você come um ho dog de vez em quando, tudo bem. Todo mundo quer ter alimentos divertidos na vida, e isso faz parte de aproveitar a comida.”

2257 Comer um cachorro-quente pode tirar 36 minutos da sua vida, sugere estudo
Joey Chestnut, comedor profissional de hot dog – Imagem: Evan Agostini/Invision/AP

Só em competições, Joey já comeu pelo menos 1.094 hot dogs, o que somaria 39.384 minutos a menos de vida, ou pouco mais de 27 dias. Joey brincou com o estudo, tuitando: “Interessante, talvez eu precise comer mais nozes para ganhar tempo de volta.”

Alimentos saudáveis

O campeão de competições alimentares tem razão. O mesmo estudo sugere que comer alimentos como amendoim salgado, salmão assado e arroz com feijão pode adicionar entre 10 e 15 minutos à sua vida.

Curiosamente, o estudo também descobriu que sanduíches de pasta de amendoim com geleia estão associados a 33 minutos a mais de vida saudável e feliz.

istockphoto-469700577-612x612-1 Comer um cachorro-quente pode tirar 36 minutos da sua vida, sugere estudo
Sanduiche com pasta de amendoim – Imagem: iStockphoto LP

Brissette diz que é útil ter números claros e acionáveis para nos guiar na jornada da saúde, mas, na verdade, só precisamos nos lembrar de dois: “Pense na regra 80-20 quando se trata da sua dieta. Oitenta por cento do tempo, opte por alimentos mais nutritivos que ajudam a prolongar sua vida. E nos outros 20%, tudo bem escolher comidas menos nutritivas, mas divertidas, como um cachorro-quente de vez em quando.”

A conclusão é que, se você ficar estressado com cada mordida de comida que coloca na boca, o estresse também pode tirar um tempo valioso da sua vida.