O surgimento de grandes modelos de linguagem como o ChatGPT gerou uma preocupação generalizada de que “todos estão trapaceando na faculdade”, como memoravelmente expressou um artigo recente da New York Magazine. Agora, a OpenAI está lançando um novo “Modo Estudo” que, segundo a empresa, não se trata tanto de fornecer respostas ou fazer o trabalho dos alunos, mas sim de ajudá-los a “construir uma compreensão profunda” de tópicos complexos.


O que é o Modo Estudo?
O Modo Estudo do ChatGPT não é um novo modelo do ChatGPT, mas uma série de “instruções de sistema personalizadas” escritas para o LLM “em colaboração com professores, cientistas e especialistas em pedagogia para refletir um conjunto central de comportamentos que apoiam o aprendizado mais profundo”, disse a OpenAI. Em vez do resumo usual de um assunto que o ChatGPT padrão poderia fornecer — que um funcionário da OpenAI comparou a “um mini capítulo de livro didático” —, o Modo Estudo revela novas informações lentamente em uma estrutura “estruturada”. O modo é projetado para fazer “perguntas orientadoras” no estilo socrático e para fazer “verificações de conhecimento” periódicas e feedback personalizado para garantir que o usuário entenda antes de prosseguir.
Não se sabe quantos alunos usarão essa ferramenta de aprendizado guiado em vez de simplesmente pedir ao ChatGPT para gerar respostas desde o início.
Como Funciona na Prática?
Em uma demonstração inicial sem interação, assistida pela Ars Technica, o Modo Estudo do ChatGPT respondeu a uma solicitação para “me ensinar sobre teoria dos jogos” perguntando primeiro sobre a familiaridade geral do usuário com o assunto e para que usariam as informações. O ChatGPT introduziu uma breve visão geral de alguns conceitos centrais da teoria dos jogos, então pausou para fazer uma pergunta antes de fornecer um exemplo relevante do mundo real.
Em outro exemplo envolvendo um problema clássico de matemática de “trem viajando em velocidade”, o Modo Estudo resistiu a várias tentativas simuladas do “aluno” frustrado de simplesmente pedir a resposta e, em vez disso, tentou redirecionar gentilmente a conversa para como as informações disponíveis poderiam ser usadas para gerar essa resposta. Um representante da OpenAI disse à Ars que o Modo Estudo eventualmente fornecerá soluções diretas se solicitado repetidamente, mas o comportamento padrão é mais ajustado a um estilo de tutoria socrático.
Um Tutor Robô 24/7
Na construção do Modo Estudo, a OpenAI disse que foi inspirada por “usuários avançados” que já estavam tentando adaptar o ChatGPT em um tutor pessoal ou ferramenta de preparação para testes por meio de conjuntos específicos de prompts. Por meio do Modo Estudo, a OpenAI diz que espera dar a usuários menos experientes em tecnologia a capacidade de acessar “um tutor pessoal que nunca se cansa de suas perguntas”.
A OpenAI disse que trabalhou com especialistas em pedagogia que avaliaram os comportamentos do modo e deram ao modelo “exemplos de ouro” de como tutores ideais responderiam em certas situações. A empresa também consultou grupos de estudantes universitários que tiveram acesso antecipado ao novo recurso.
Em uma coletiva de imprensa com a presença da Ars, alguns desses alunos foram efusivos sobre a capacidade do Modo Estudo de impulsioná-los para a próxima informação importante e a confiança que ganharam em sua capacidade de aprender ao usar a ferramenta. Um aluno falou sobre a vulnerabilidade e o constrangimento de ter que ir ao horário de atendimento de um TA (monitor) para obter ajuda e a flexibilidade de ter sessões de tutoria de várias horas disponíveis via ChatGPT a qualquer hora do dia.

Dá Para Confiar?
Pessoas familiarizadas com a tendência de longa data dos LLMs de fabular informações completamente falsas podem relutar em usar esses tipos de modelos como um auxílio de estudo. Em um comunicado de imprensa, a OpenAI admitiu que o prompt atual do Modo Estudo “resulta em algum comportamento inconsistente e erros em conversas”.
Dito isso, um porta-voz da empresa disse à Ars que o risco de alucinação era menor com o Modo Estudo porque o modelo processa as informações em pedaços menores, calibrando ao longo do caminho.
Embora o Modo Estudo não tenha sido projetado explicitamente para abordar as preocupações sobre o uso do ChatGPT para trapacear em tarefas, um porta-voz disse à Ars que ele poderia ajudar a aliviar os temores dos educadores de que os alunos estão simplesmente usando LLMs para fugir do próprio trabalho. O Modo Estudo será adicionado ao seu produto ChatGPT Edu “em algumas semanas” para escolas assinantes que desejam oferecer um tipo diferente de experiência de IA aos alunos.
Por enquanto, no entanto, a OpenAI diz que os prompts de sistema especializados do Modo Estudo são um “primeiro passo” para treinar comportamentos semelhantes “diretamente em nossos modelos principais” no futuro.




































