O petróleo é um combustível natural, originado de processos de decomposição dos plânctons e de pequenos organismos que vivem nas águas dos mares, lagos e rios, desde a milhares de anos. Também chamado de combustível fóssil, tendo em vista sua origem envolver um processo geológico longo. Pode ser encontrado em jazidas nas camadas mais profundas dos oceanos, mares e lagos, mas também em terra nos continentes.
Trata-se de uma fonte de energia natural não renovável e sua exploração de maneira não
sustentável pode eliminar as reservas existentes. É usado, principalmente, como matéria-prima na produção da gasolina e óleo diesel.
Ao que tudo indica, o uso do petróleo é quase tão antigo quanto a história da humanidade. Há registros de que o produto fora usado por povos muito antigos, como os egípcios e os persas. Em regiões como Pérsia, Mesopotâmia e Egito já era utilizado na abertura de estradas e em outros tipos de construções.
Modernamente, a descoberta do petróleo, assim como a possibilidade de extrai-lo e utilizá-lo só ocorreu no século XIX, quando foram encontrados os primeiros poços. O registro da primeira descoberta de um poço de petróleo aconteceu em 1859 nos Estados Unidos, por Edwin Drake, que iniciou a sua exploração e criou o primeiro sistema de extração utilizado.
No Brasil, o primeiro poço foi encontrado 80 anos após, em 1939, em Salvador, sendo o
responsável pelo feito Manoel Ignácio Bastos. Depois das primeiras descobertas, fatores como a criação de motores a óleo (muito utilizados nas indústrias) e o surgimento dos carros com motores a óleo diesel e a gasolina influenciaram bastante no crescimento do interesse pelo petróleo.
As regiões com maior produção desse importante insumo no mundo estão localizadas no Oriente Médio e alguns países europeus, que juntos respondem por cerca da metade do petróleo produzido mundialmente. E as maiores reservas estão no Oriente Médio, nas Américas do Sul e Central e na Europa. Juntas, essas regiões detêm quase 85% de todas as reservas mundiais de petróleo, com os cinco países que mais produzem petróleo sendo Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita, Canadá e Iraque. O Brasil tem quase 1% das reservas mundiais e produz 3% do total de petróleo do planeta.
O petróleo é composto, em grande parte, por moléculas de carbono e hidrogênio – os
hidrocarbonetos, como butano (C4H10) e metano (CH4), representam a maior parte do petróleo, embora outras substâncias façam parte da sua constituição.
Na composição química do petróleo também são encontrados, em menor quantidade, nitrogênio, oxigênio, sais e resíduos de alguns metais. A proporção dos elementos que o compõem é a seguinte: 82% de carbono; 12% de hidrogênio; 4% de nitrogênio; 1% de oxigênio; e, 1% de sais e resíduos de metais.
Já as principais características do petróleo são: coloração escura, composição oleosa, não é solúvel em água (não se misturam), é uma substância inflamável e é menos denso do que a água. Pode também ser utilizado de muitas formas, como matéria-prima para formar outras substâncias e como fonte energética, gás e combustível. Atualmente, em torno de 40% da energia primária (originária da natureza) vem do petróleo. Mundialmente, cerca de 8% da energia elétrica ainda tem origem na exploração de petróleo.
Os produtos derivados do petróleo surgem a partir de um processo de refino, em que os elementos que compõem o petróleo são separados. Esse processo é feito em temperaturas variadas, de acordo com o subproduto desejado. Por exemplo, a gasolina é obtida pelo refino em até 200 graus, já o diesel necessita de temperaturas mais altas, até 350 graus.
Existem muitos produtos que são derivados de petróleo. Alguns deles são: óleo diesel, gasolina, gás de uso doméstico (GLP), querosene, parafina, asfalto e nafta. E também pode ser usado na formulação de outros subprodutos de uso comum e doméstico, como: itens diversos em plásticos, óleo lubrificante, maquiagens, remédios, tecidos sintéticos, sapatos e roupas, produtos de limpeza, corantes e conservantes de alimentos, além de fertilizantes.
A exploração do petróleo é um processo complexo, composto por três fases principais:
prospecção, perfuração e extração. Por fim, há, ainda, o refino do produto extraído.
Quase 15 anos depois da descoberta de petróleo em solo brasileiro foi criada a Petrobras, durante o governo do Presidente Getúlio Vargas, em 1953. Ela é a empresa que controla e explora o petróleo no País,. Em 2006 foi descoberto o pré-sal, uma extensa área no litoral brasileiro em que foi encontrado petróleo. A exploração dessa reserva, iniciada em 2008, chegou a ser responsável por 60% da produção brasileira de petróleo.
Recentemente, o jornalista Eduardo Oinegue, âncora da BandNews, questionou a não exploração do petróleo existente na costa do Amapá, como: sua localização a 500 km da costa do litoral da Amazônia, existência dos famosos corais no fundo do mar, já desmascarada.
Há 700 km da foz do Amazonas está a Guiana explorando seu bem natural petróleo. O PIB per capita da Guiana em 2014, antes da exploração do petróleo, era a metade do PIB brasileiro e hoje simplesmente é o dobro. A economia guianense cresceu, em 2022, 63%, em 2023, 36% e em 2024, 44% – valores bem superiores ao nosso crescimento.
O Amapá, segundo ele, tem 1/3 de sua população vivendo na extrema pobreza, com apenas 8% da população tendo acesso a esgoto tratado. E o mais importante, com a exploração do petróleo, o Amapá poderia receber até R$ 100 bilhões por ano de royalties. Em seguida afirma que o time liderado pela Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fala em possibilidade de acidente, o que o jornalista contesta, afirmando que o risco de acidente não pode ser mais grave que a certeza da miséria existente lá.
Na reportagem ele diz que o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comentou no evento Fórum Econômico, em Davos-Suíça, que iria trabalhar para reverter o caso. Vamos esperar para ver.
Autor:
Geólogo Alberto Rogério Benedito da Silva