A VoltBras, startup de soluções de recarga para veículos elétricos, anunciou nesta quinta (20/7) a captação de R$ 12 milhões em investimentos, em rodada série A, liderada pela MSW Capital. O fundo adquirido tem como investidores as corporações Baterias Moura, BB Seguros, Embraer e AgeRio.
Domo Invest, Perseo (CVC da Iberdrola Espanha) e EDP Ventures (ex-investidores) também acompanharam a rodada.
Fundada em 2018, a Voltbras quer atender à demanda do mercado de mobilidade elétrica no Brasil, fornecendo sistemas de gerenciamento e carregamento para eletrificados com modelos tarifários adaptados aos negócios dos clientes.
Atualmente, a startup tem Ipiranga, WeCharge, Neoenergia, Multiplan e EDP como clientes.
Além da rede de recarga, a empresa fornece um aplicativo para os motoristas poderem acompanhar o histórico de recargas, planejar novos abastecimentos e desbloquear equipamentos.
Bernardo Durieux, CEO e fundador da VoltBras, destaca que, com a tecnologia personalizável e compatível com diversos fabricantes de carregadores, a empresa se fixa em posição estratégica para o mercado em expansão.
“Por ter uma tecnologia customizável e compatível com diferentes fabricantes de carregadores, a VoltBras está em uma posição estratégica que nos permite aproveitar as oportunidades atuais, bem como as que vão surgir com o crescimento desse mercado.
“Com esse investimento, vamos fortalecer ainda mais nossa tecnologia, promover a base atual e expandir nosso suporte de vendas para a conquista de novos clientes”, completou.
Elétricos em expansão
No Brasil, o mercado de veículos leves eletrificados alcançou um marco significativo no primeiro semestre de 2023. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), de janeiro a junho de 2023, foram emplacados mais de 32,2 mil veículos elétricos e híbridos.
O crescimento representa um aumento de 58% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram registrados pouco mais de 20,4 mil carros elétricos e híbridos circulando pelo país.
A ABVE estima que a frota de carros elétricos em circulação no Brasil já ultrapassa a marca de 158,6 mil unidades.
De acordo com projeções da Boston Consulting Group, a frota de veículos elétricos movidos a baterias e plugáveis deve crescer 160 vezes até 2030, exigindo um investimento de R$ 14 bilhões em infraestrutura de carregamento até 2035, para atender toda a demanda.