USAID investe US$ 21 mi em projetos sustentáveis na Amazônia


 

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) anunciou um investimento de US$ 21 milhões para apoiar a implementação da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas (PNGATI) na Amazônia brasileira.

Parceria entre USAID e
Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas

Os projetos “Nossa Terra, Nossa Mãe” e “Aliança dos Povos Indígenas pelas Florestas da Amazônia Oriental” foram concebidos por associações indígenas e organizações indigenistas parceiras. Eles têm como objetivo promover a proteção, restauração, conservação e manejo sustentável das terras indígenas, além de ações climáticas para beneficiar as comunidades nos estados do Amazonas, Maranhão, Pará, Tocantins e Roraima.

 

 

USAID investe em povos indígenas
Conservação da floresta apoiada pela USAID

“Nossa parceria com as comunidades indígenas da Amazônia brasileira é um testemunho de nosso compromisso com a conservação da floresta”, afirmou o diretor da USAID no Brasil, Mark Carrato. “‘Nossa Terra, Nossa Mãe’ e a ‘Aliança dos Povos Indígenas pelas Florestas da Amazônia Oriental’ abrem caminho para uma administração sustentável, onde cultura, conservação e comunidade prosperam juntas.”

Os projetos refletem uma colaboração de longa data entre o Brasil e os Estados Unidos, que abrange 200 anos de parcerias em áreas como meio ambiente e saúde. Participam das iniciativas órgãos governamentais como a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).

SOBRE A USAID BRASIL:

O Brasil, o quinto maior país do mundo e o maior da América Latina, tornou-se uma grande potência econômica. Diminuiu sua dependência de recursos externos e agora é um parceiro importante nos esforços de desenvolvimento nacional e internacional. Nacionalmente, o Brasil continua a enfrentar a pobreza rural, a desigualdade de renda, a exclusão social, o desmatamento e a degradação florestal.

A Amazônia é a maior floresta tropical remanescente e abriga a maior coleção de espécies vivas de plantas e animais da Terra – uma em cada dez espécies do mundo, e uma em cada cinco de todas as espécies de aves e peixes. Ela produz 20% do oxigênio do mundo e 16% de sua água doce e é lar de 30 milhões de pessoas. Sua escala imensa – equivalente ao território continental dos EUA – impulsiona padrões climáticos, produção agrícola, empregos e bem-estar no hemisfério.

USAID
USAID

Há mais de 50 anos, a USAID apoia o Brasil. Hoje, a USAID trabalha em estreita colaboração com o governo brasileiro e a sociedade civil para construir soluções sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico, bem como promover o engajamento do setor privado em direção a soluções inovadoras para a conservação da biodiversidade na Amazônia. Com um programa de longa data e em andamento para a conservação da biodiversidade na Amazônia brasileira, a USAID/Brasil implementa um DOAG, um acordo bilateral com agências-chave do Governo do Brasil para apoiar atividades de conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

Partindo de um papel tradicional de doador, a USAID/Brasil passou de assistência ao desenvolvimento para uma missão de “Parcerias Estratégicas” em 2014 e desde então tem catalisado parcerias transformadoras e inovadoras.


Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas