Documentário “Yanuni” encerra tribeca festival com a luta indígena na Amazônia


O documentário Yanuni – The Amazon is a Woman”, dirigido por Richard Ladkani e produzido pela ativista indígena brasileira Juma Xipaia e pelo ator norte-americano Leonardo DiCaprio, será exibido neste sábado (14) na cerimônia de encerramento do Tribeca Film Festival, um dos mais importantes festivais de cinema dos Estados Unidos.

Yanuni

História real

A obra conta a história real e comovente de Juma Xipaia, primeira mulher cacique de seu povo, os Xipaya, no Pará. Com 112 minutos de duração, o filme revela a trajetória de luta da liderança indígena contra o avanço do garimpo ilegal, da destruição ambiental e das ameaças constantes que atingem os povos originários da Amazônia brasileira.

Screenshot-2025-06-15-230305 Documentário “Yanuni” encerra tribeca festival com a luta indígena na Amazônia

Além de ativista, Juma é também Secretária de Direitos Indígenas do governo Lula e atua ao lado do marido, Hugo Loss, agente federal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O casal protagoniza a resistência contra crimes ambientais que colocam em risco não só a floresta, mas também suas próprias vidas e a de seus filhos. O documentário destaca que Juma sobreviveu a pelo menos seis tentativas de assassinato.

Realidade amazônica

“Yanuni” combina cenas impactantes da realidade amazônica com momentos íntimos da vida familiar de Juma, revelando como a maternidade intensificou o senso de urgência em sua luta. A produção destaca também os conflitos internos de uma mulher que precisa conciliar o cuidado com a família com a militância em uma das regiões mais ameaçadas do planeta.

A trilha sonora original do longa inclui a canção “Katú Mirim”, interpretada pela cantora indígena Djuena Tikuna. A produção é assinada pela austríaca Malaika Pictures em parceria com a Appian Way, produtora de DiCaprio, e organizações como Nia Tero e Age of Union.

24ª edição do Tribeca Film Festival

A escolha de “Yanuni” para encerrar a 24ª edição do Tribeca Film Festival, em Nova York, simboliza o reconhecimento internacional da luta indígena brasileira e reforça o papel do cinema como ferramenta de denúncia e transformação social. A exibição ocorre às 20h no OKX Theater, em Manhattan.

Screenshot-2025-06-15-225907 Documentário “Yanuni” encerra tribeca festival com a luta indígena na Amazônia

Com uma narrativa envolvente e emocional, o documentário lança luz sobre o papel das mulheres indígenas na defesa dos territórios tradicionais e no combate à crise climática global. Para o diretor Richard Ladkani, a história de Juma representa “a Amazônia encarnada em uma mulher: corajosa, resiliente e vital”.