MME recebe 50 jovens de todo o Brasil para debater sobre a transição energética

Autor: Redação Revista Amazônia

Nesta sexta-feira (22/11), o Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu cerca de 50 jovens de todas as regiões do Brasil, participantes da 2ª edição do Youth Energy Summit (YES Brasil), para debater políticas públicas voltadas à transição energética. Durante a visita, representantes do MME apresentaram as principais iniciativas que consolidam o Brasil como referência global no tema, entre elas a Política Nacional de Transição Energética (PNTE) e o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2).

Transição justa e inclusiva

Representando o ministro Alexandre Silveira, o diretor de Programa da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Leandro Albuquerque, destacou a importância do equilíbrio no planejamento para se atingir uma transição justa e inclusiva. “A transição energética que queremos é aquela que reduz emissões, mas também garante segurança energética, promove o desenvolvimento, amplia oportunidades e tem um olhar social”, afirmou.

fachada ministerio mcamgo abr 100420231818 23

Jovens lideranças

A iniciativa busca formar jovens lideranças e conectá-las às estruturas governamentais e empresariais que moldam o setor energético do país, com foco em inovação, diversidade e sustentabilidade. Os participantes tiveram a oportunidade de entender como as políticas do MME estão alinhadas aos desafios globais da descarbonização e ao papel estratégico do Brasil em garantir uma matriz energética cada vez mais limpa e sustentável.

A programação também reforçou a importância da articulação entre políticas públicas, investimentos em tecnologia e inclusão social para impulsionar o desenvolvimento econômico e atender às demandas de um mercado em transformação. Ao fim do encontro, os jovens puderam interagir com a equipe técnica para esclarecer dúvidas sobre o tema. Entre as questões levantadas, destacaram-se os hubs de hidrogênio, o desafio de transmissão considerando data centers e a eficiência energética.

Além de Albuquerque, pelo MME participaram do encontro a subsecretária de Sustentabilidade, Ceicilene Martins, o assessor Especial de Participação Social e Diversidade, Alexandre Freitas, e a coordenadora-geral de Energias e Tecnologias de Baixo Carbono e Inovação, Patricia Naccache.


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária