A cartilha “Gigantes da Trilha”: Árvores da trilha principal da Fundação Escola Bosque – Vol. 1, é produto de um trabalho socioambiental e interdisciplinar, elaborado pelos pesquisadores e engenheiros florestais Wanderson Silva e Ema Castaneira e teve início em outubro de 2023, contém a pesquisa botânica de 30 espécies arbóreas da trilha principal da escola-sede, localizada na Ilha de Caratateua, Distrito de Outeiro, município de Belém, estado do Pará, em uma área de cerca de 12 hectares de floresta secundária, na área urbana da ilha e contou com a participação direta dos estudantes, como coautores. A cartilha está disponível online na página principal do site da Funbosque.
Inventário Florestal na Funbosque
A execução do projeto faz parte de um plano de ação: “Inventário Florestal na Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque “Professor Eidorfe Moreira” (Funbosque) (Sede): Um caminhar para a criação de uma Unidade de Proteção Ambiental, coordenado pelo Engenheiro Florestal Wanderson Silva, aprovado em 2022, porém somente iniciado em outubro 2023. Para acelerar e dinamizar a produção de conteúdo botânico, optou-se por trabalhar o E-book / digital por etapas e com um novo formato, o de cartilhas.
O Projeto está direcionado à rede escolar – para toda e qualquer disciplina que se adeque nos planos pedagógicos -, assim como, às práticas de percepção ambiental ou atividades relacionadas com o objetivo principal de propiciar condições técnicas para a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) segundo o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), o que representou um esforço de levantamento, descrição dos caracteres botânicos e o posterior georreferenciamento da rica diversidade florística quantificada.
A legislação brasileira (Lei nº 9985, 2000) dá ao município competência para a criação, ou seja, para o estabelecimento de APA’s em seu território, mas para adquiri-la deverá seguir-se todo um ritual, ou seja, apresentar condições técnicas sendo o inventário florestal 100% um dos principais requisitos.
A cartilha
A cartilha contém desenhos dos ramos das 30 (trinta) espécies selecionadas, realizada com a colaboração de estudantes das turmas Ipê Rosa e Ipê Amarelo, ambas do 2º Ano do Ensino Médio Integrado – Técnico em Meio Ambiente, e a turma Boto, CII, 5° ano da unidade sede, alguns pré-avaliados por profissionais da equipe de psicopedagogia e saúde da escola, com indicativos de Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) e autismo, contamos também com estagiários do E-comuseu da Amazônia. Dessa forma, a inclusão social e a tradição de representar os caracteres botânicos por meio de desenhos tiveram destaque no processo.
Com o apoio das docentes Ray Silva e Rozi Azancort e da psicopedagoga Maria de Nazaré Silva, todas do PSS 2022, as atividades previamente definidas foram implantadas no cronograma pedagógico do ano 2023 para o 5º ano e formação técnica em meio-ambiente. Para lograr esse arranjo, se efetuaram, passeios pelas trilhas e mobilização com valiosa troca de informações entre os técnicos, pedagogos, psicopedagogos e discentes. Esse trabalho serve como estímulo para a iniciação científica no nível médio e de base para futuros projetos.
Geração de dados de valor ambiental para a Amazônia
Desse modo, apresentamos nossa contribuição à Belém, plantando uma semente, ou seja, gerando dados de valor ambiental para a criação de uma APA, além de ser referência em questões sobre educação ambiental, biodiversidade, clima e mudanças climáticas, temas atualmente muito discutidos a nível nacional e internacional pois a cidade Belém foi escolhida para à COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, prevista para ocorrer em novembro de 2025, quando governos de várias partes do mundo poderão dialogar sobre questões sociais, ambientais e climáticas da Amazônia, na Amazônia.
Para acessar a cartilha use o link: https://funbosque.belem.pa.gov.br/#flipbook-df_5552/1/