Cooperativas Financeiras Brilham no Ranking do BNDES

Autor: Redação Revista Amazônia

O cooperativismo de crédito está se consolidando como um dos pilares da economia brasileira. No evento “Reconhecimento para Agentes Financeiros Destaque 2023” realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em São Paulo, essas instituições foram novamente reconhecidas por seu papel crucial na democratização do mercado financeiro.

Celebrando 72 anos de atuação em 2024, o BNDES colabora com mais de 80 instituições parceiras. Marcelo Porteiro, superintendente da Área de Operações e Canais Digitais (Adig) do BNDES, ressaltou a importância dessas parcerias: “Há uma enorme necessidade de crédito no país e seremos eficazes apenas com essas colaborações. Combinamos a competência técnica das instituições financeiras com uma política pública eficiente.”

Destaques na Premiação

Durante a cerimônia no final de junho, cooperativas dos principais sistemas de crédito do Brasil foram reconhecidas pelos resultados alcançados no ano anterior. Na categoria “Clientes Apoiados pelo BNDES”, que premia os maiores operadores em número de contratos, a Central Cresol Baser e a Cresol Central Brasil ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente. Juntas, as três centrais da Cresol (Baser, Brasil e Sicoper) ocuparam o primeiro lugar em contratos, com quase 100 mil operações que somaram mais de R$ 5,4 bilhões.

Alzimiro Thomé, presidente da Central Cresol Baser, destacou a longa parceria com o BNDES: “A Cresol completou 29 anos nesta semana e nossa parceria com o BNDES já dura 25 anos, refletindo positivamente na nossa base social que busca crédito para seu desenvolvimento.” Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação, afirmou que o reconhecimento evidencia a consistência do Sistema Cresol: “Participar novamente deste prêmio mostra a força e a consistência do nosso trabalho, sempre buscando as melhores soluções com parceiros excepcionais como o BNDES.”

Sicredi: Reconhecimento em Diversas Categorias

O Sicredi, com mais de 8 milhões de cooperados, foi premiado em seis das dez categorias. Conquistou o 1º lugar em “Clientes Apoiados pelo BNDES” e “Valor Operado Geral”, 2º lugar em “BNDES Crédito Rural”, e 3º lugar em “Canal MPME”, “FGI/PEAC” e “Atendimento ao Cliente”. Na categoria “Valor Operado Geral”, o Sicredi foi reconhecido como o agente financeiro com o maior volume de recursos operados em linhas e produtos de repasse do BNDES, com um saldo de R$ 23,9 bilhões distribuídos em mais de 186 mil operações até maio deste ano, sendo mais de 131 mil operações para a agricultura familiar.

O prêmio na categoria “Atendimento ao Cliente” reforça o compromisso do Sicredi em valorizar as histórias de seus associados e das regiões onde atua, construindo relações de confiança que promovem o desenvolvimento e a prosperidade.

Gustavo Freitas, diretor de Negócios, Crédito e Produtos do Sicredi, destacou a importância da parceria com o BNDES: “Essa aliança é fundamental para o desenvolvimento econômico e social das nossas comunidades e associados. Nosso objetivo é direcionar recursos financeiros para financiar projetos que beneficiem nossos associados e apoiem a economia local, construindo um futuro mais próspero.”

O Papel das Cooperativas no Mercado Financeiro

Diante das mudanças no perfil dos brasileiros e no comportamento financeiro dos pequenos e médios negócios, as cooperativas de crédito têm sido grandes aliadas na oferta de crédito. Com linhas especiais, elas se destacam frente à oferta tradicional dos grandes bancos.

A parceria com o BNDES tem fortalecido ainda mais esse setor, permitindo que as cooperativas ampliem os repasses e aumentem sua carteira de crédito, tornando-se mais sólidas e competitivas no mercado financeiro.


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária