Aumento Global de Casos de Covid-19 em 52%

A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou um aumento alarmante de 52% nos novos casos de Covid-19 globalmente. O período de quatro semanas, de 20 de novembro a 17 de dezembro de 2023, viu um aumento significativo em comparação com o período anterior de 28 dias. Este aumento representa 850 mil novos casos relatados em todo o mundo.

Além disso, as mortes também aumentaram em 8%, totalizando 3 mil óbitos relatados. Este aumento nos casos e mortes é motivo de grande preocupação para a comunidade global.

Nova Variante de Interesse

A maioria das infecções foi causada por uma nova cepa de Covid-19 chamada JN.1. Esta variante entrou na lista da agência de saúde da ONU como uma “variante de interesse”. A JN.1 foi supostamente detectada pela primeira vez nos Estados Unidos antes de se espalhar por dezenas de países.

Subnotificação de Casos

Segundo a OMS, a notificação de casos de Covid-19 ao redor do mundo diminuiu, e os centros de vacinação foram desmontados, resultando em uma imagem incompleta da situação atual. Assim, a agência da ONU acredita que haja mais casos do que os oficialmente relatados.

O porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, afirmou que mais casos são esperados nos próximos meses de inverno no Hemisfério Norte. Isso sugere que a situação pode piorar antes de melhorar.

A situação atual exige uma resposta global coordenada para combater a disseminação do vírus. É crucial que todos os países continuem a monitorar de perto a situação, implementem medidas de saúde pública eficazes e acelerem os esforços de vacinação para controlar a propagação do vírus.

Edição Atual

Noticias Relacinadas