Brasil amplia acessos a mercados agrícolas no México e na Nigéria

Desktop 780x90 1

O governo brasileiro anunciou que o México autorizou a exportação de ovo em pó e ovo granulado, destinados ao consumo animal, a partir do Brasil. Essa autorização representa um reconhecimento ao sistema de controle sanitário brasileiro e abre portas para o aumento do comércio bilateral entre os dois países.

Brasil

Em 2024, o México importou produtos agropecuários do Brasil no valor superior a USD 2,9 bilhões, destacando-se na compra de proteína animal, soja, produtos florestais e café. A nova medida deverá fortalecer ainda mais a relação comercial entre as duas nações.

Screenshot-2025-01-27-193531 Brasil amplia acessos a mercados agrícolas no México e na Nigéria

Expansão para a Nigéria

Além disso, o Brasil também obteve autorização da Nigéria para exportar embriões bovinos e bubalinos, tanto “in vivo” quanto “in vitro”. Com uma população de mais de 223 milhões de pessoas e uma das economias mais robustas da África, a Nigéria importou produtos agrícolas brasileiros no valor de USD 880 milhões em 2024.

Essa abertura de mercado na África não apenas diversifica as parcerias comerciais do Brasil, mas também oferece novas oportunidades para os produtores brasileiros, considerando o vasto potencial do continente africano em termos de crescimento populacional e econômico.

Screenshot-2025-01-27-211147 Brasil amplia acessos a mercados agrícolas no México e na Nigéria

Resultados de uma Estratégia de Expansão

Com essas novas autorizações, o agronegócio brasileiro já soma dez aberturas de mercado em 2025, ampliando em 310 o número de novas oportunidades desde o início de 2023. Essas conquistas são resultado de uma colaboração estratégica entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), reafirmando o compromisso do Brasil com a ampliação de suas parcerias comerciais no cenário global.